Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de prótese de quadril?

Описание к видео Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de prótese de quadril?

Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de prótese de quadril?

Consulte o ortopedista de sua confiança

Dra. Rostanda Meireles
CRM 127.932
RQE 27378
Ortopedista e Traumatologista
Especialista em Quadril SP

✔ Mande uma mensagem no Instagram: https://bit.ly/3wwMp81
✔ IOCB Ortopedia: https://bit.ly/3gLQjka
✔ Ultra Sports Science: https://bit.ly/31L6QRe

Quanto tempo demora pra recuperar uma prótese de quadril?
Essa é a parte que eu mais gosto da consulta, quando o paciente tem indicação de prótese de quadril, porque eu vou explicar o passo a passo pra ele.
Vamos imaginar que você vai operar hoje, você vai internar hoje no centro cirúrgico pra realizar sua artroplastia total de quadril.
Nós iremos realizar a cirurgia, você vai ficar um dia de repouso. No outro dia você já vai começar o treino de marcha, que é aprender a andar com o andador, dar os primeiros passos, fazer o que a gente chama de transferência, que é da cama para a poltrona, da poltrona para o banheiro. Esses movimentos básicos dentro do quarto no primeiro e no segundo dia.
Além disso você também vai realizar movimentos pra evitar trombose e pra mexer as suas outras articulações.
O fisioterapeuta vai te ajudar a fazer exercícios no tornozelo, joelho, quadril, empurrar almofada na cama, levantar a perna esticada, então, serão movimentos que vão te ajudar a caminhar com mais equilíbrio e mais força.
Dois ou três dias depois você receberá alta do hospital, irá para casa.
Em casa você vai manter esses exercícios do tornozelo, joelho, levantar a perna, empurrar o travesseiro, todas as orientações que o fisioterapeuta te deu. Em casa você vai manter por 10 ou 15 dias essa movimentação. Será uma movimentação pra caminhar com o andador como se aprendesse a caminhar novamente. Em 15 dias você vai retornar ao seu médico pra retirar os pontos, e vou conversar com você, te examinar e avaliar o que eu preciso melhorar nessa recuperação. Se eu preciso aumentar os exercícios ou se eu preciso te orientar a diminuir a atividade, dependendo de cada paciente. Irei também te indicar a fisioterapia, e aí sim, você vai fazer os exercícios focados no treino de marcha em como caminhar melhor, como mais equilíbrio, pra gente diminuir aquela “mancada”, claudicação.
Na fisioterapia você fará exercícios de fortalecimento e de propriocepção que é o equilíbrio pra caminhar melhor com o andador.
Desse tempo em que a gente começa a fisioterapia até o segundo retorno com o cirurgião, que vai dar mais ou menos 15 ou 30 dias, você vai evoluir muito nos exercícios. Alguns pacientes a gente consegue já tirar o andador, outros pacientes demoram um pouquinho mais, e a gente tem que usar, talvez, uma bengalinha pra ajudar nesse processo.
É claro que é importante lembrar que essa evolução é pra um paciente que realizou artroplastia total de quadril, e não teve nenhuma complicação como uma fratura do fêmur, como quando a prótese sai do lugar, uma luxação. É uma orientação geral para a maioria dos pacientes, mas, o teu ortopedista vai te explicar qual vai ser o passo a passo da tua cirurgia.
Entre 60 e 90 dias, dependendo do resultado da fisioterapia e da reabilitação, já poderemos iniciar uma atividade física, tanto uma musculação, hidroginástica, pilates, yoga, dependendo da preferência do paciente.
A recuperação, ela costuma ter uma evolução muito boa. Os pacientes ficam muito satisfeitos com a evolução e com a possibilidade de retornar as suas atividades e até iniciar uma atividade física.
O último detalhe do pós operatório da prótese de quadril é quando o paciente fica claudicando, mancando. Esse é o nosso maior desafio porque é mais difícil de corrigir isso. Vai depender muito dos exercícios de glúteo, de equilíbrio e propriocepção. Se você focar nesses exercícios depois de 60, 90 dias você vai ter um bom resultado, e é claro que vamos lembrar sempre, que paciente é que nem filho. Alguns pacientes a gente tem que empurrar e outros a gente tem que puxar. Alguns pacientes exageram e outros tem medo. O cirurgião sente e vai poder te orientar melhor.
Espero que vocês tenham gostado dessas dicas e até a próxima.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке