Decomposição por Rainflow

Описание к видео Decomposição por Rainflow

Nessa videoaula o prof. William Maluf inicia a explicação sobre o método de decomposição de ciclos de fadiga chamado de Rainflow.

Essa técnica é amplamente usada na análise de dados de fadiga para reduzir um espectro de tensão variável em um conjunto equivalente de reversões de tensão simples. O método extrai sucessivamente os ciclos de interrupção menores de uma sequência, que modela o efeito de memória do material observado nos ciclos de histerese de tensão-deformação.

Essa simplificação permite que a vida em fadiga de um componente seja determinada para cada ciclo de Rainflow. Daí usando a regra de Palmgreen-Miner, que será apresentada ao longo do curso, é possível estimar o dano acumulado por fadiga na peça.

Em função dessa abordagem, também é possível tentar desenvolver uma equação de crescimento de trinca para calcular o incremento da trinca.

O algoritmo de Rainflow foi desenvolvido por Tatsuo Endo e M. Matsuishi em 1968. Em 1974 os autores fizeram uma apresentação em inglês para N. E. Dowling and J. Morrow nos EUA. Em 1982 Downing e Socie criaram um dos algoritmos de contagem de Rainflow mais amplamente referenciados e utilizados atualmente.

Durante a aula, os seguintes artigos técnicos e normas foram usados :

Zhou, Y., Zhu, C. and Liu, H., 2019. A Micropitting Study Considering Rough Sliding and Mild Wear. Coatings, 9(10), p.639.

Downing, S.D. and Socie, D.F., 1982. Simple rainflow counting algorithms. International journal of fatigue, 4(1), pp.31-40.

ASTM E1049-85(2017). Standard Practices For Cycle Counting In Fatigue Analysis.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке