Flashover, Backdraft e Ignição por Gases | O que são os Incêndios de Progresso Rápido?

Описание к видео Flashover, Backdraft e Ignição por Gases | O que são os Incêndios de Progresso Rápido?

Flashover, Backdraft e Ignição por Gases | Incêndios de Progresso Rápido
*************************************************************
▶️ Se inscreva no Canal: https://bit.ly/InscrevaseUSCI
▶️ Nossa página: https://usci.com.br
▶️ Instagram:   / fabricionogueira.usci  
▶️ Facebook:   / fabricionogueirausci  
▶️ Conheça a Especialização e Incêndio Estrutural: https://epcie.com.br/usci
▶️ Conheça a Especialização e Incêndio Florestal: https://gcbrazil.com.br/especialista-...
**************************************************************

Os Incêndios de Progresso Rápido são definidos pela NFPA, como todo o tipo de incêndio que se desenvolve rapidamente a partir de alguns fenômenos que você já pode ter ouvido falar, como, Flashover e Backdraft.

A definição do livro americano Combate a Incêndios em Ambientes Pouco Ventilado:
Brian Hume 2004 – Firefighting in under-ventilated compartments: Literature review

“As fatalidades nas situações de incêndio, às vezes ocorrem porque o fogo acaba se propagando de forma mais rápida que o esperado. Isto acontece particularmente no caso de um incêndio de desenvolvimento rápido que ocorre na forma de flashover, backdraft e ignição dos gases de incêndio.”
Há um erro clássico visto na formação de profissionais de segurança contra incêndio ao aprender os fenômenos do fogo. É achar que apenas decorar as definições é o suficiente. Na verdade, o que você precisa é interpretar o cenário para entender a complexidade do evento que está acontecendo para tomar a decisão de entrar ou não.
No caso do incêndio estrutural, aquele que acontece em um ambiente formado por estruturas construídas em alvenaria, devemos levar em consideração apenas três fenômenos: Flashover, Backdraft e Ignição por gases.

A Ignição súbita dos Gases conhecido por Flashover – é definido pela ISO, como:
“Repentina transição da superfície de todos os materiais combustíveis existentes dentro de um compartimento em fogo”
Veja que apenas a definição não revela o risco existente com este fenômeno.
O combatente deve entender que em um incêndio em um ambiente ventilado, onde o ar entra livremente, pode chegar a um estágio onde a radiação gerada a partir da Pirólise dos materiais combustíveis afetará todos os gases naquele ambiente. Logo todas as superfícies combustíveis entrarão em processo de inflamação resultando numa transição repentina e sustentada.
Esse é o marco da passagem da fase crescente para a fase de incêndio totalmente desenvolvido.
Agora faz sentido chamar de ignição súbita generalizada? Se você preferir pode continuar chamando de flashover. Não tem problema, desde que saiba do que se trata.

Ainda pensando nos termos e definições. Alguns autores chamam de Flashover induzido pela temperatura, que é o mesmo fenômeno, mas com outro nome. Outros artigos descrevem uma variação do Flashover, chamando de Flashover fraco, que seria o que atualmente se define como Ghostflames. Você sabe o que são as Ghostsflames?
São pequenos lampejos que surgem na fumaça depositada no teto, indicando um aumento da temperatura dos gases. Quanto mais ghostflames forem percebidos mais alta está a temperatura. Alguns autores chamam o próprio rollover de Flashover fraco. De fato, o flashover deve ser entendido como a passagem da fase de crescimento para a fase de incêndio de totalmente desenvolvido.

A segunda definição importante é o Backdraft. Uma coisa importante é: dependendo do material que você possa ler, a definição pode ser diferente. O mais importante para nós, que estamos treinando e aprendendo, é que se aprenda como o backdraft pode ocorrer.
O termo Ignição Explosiva seria uma tradução coerente para explicar de fato o que acontece em um Backdraft. Os britânicos, em seus padrões de normas que conhecemos por ISO, não fazem uma definição do que seja backdraft.
Na NFPA a definição mais coerente é apresentada como:
“A explosão ou queima rápida dos gases aquecidos que ocorre quando oxigênio é introduzido num ambiente que não foi adequadamente ventilado e no qual o abastecimento de oxigênio foi reduzido pelo incêndio.”
Agora visualiza como a gente pode gerar esse fenômeno: Imagina que temos um ambiente de teste mal ventilado e geramos um princípio de incêndio nele e permitimos a temperatura aumentar até que sejam gerados gases oriundos do fogo que não sejam completamente queimados. Estes gases podem alcançar a sua temperatura de ignição, mas carecem de suficiente oxigênio para acender.
Em seguida, eu fecho todo este ambiente que pode ainda ter pequenas frestas e que basta estar com 25% do seu volume. Aí eu permito uma entrada súbita de ar.

Como acontece no Flashover, podemos ainda ver outros termos para descrever uma Ignição Explosiva.
Pode ser chamado de: Flashover induzido (Cooke e Ide 1985)

Apoio: TOP FIRE Escola de Emergência
http://www.escoladeemergencia.com.br

Комментарии

Информация по комментариям в разработке