Aprenda a pilotar um jet ski em situações extremas e de mar, ondas, velocidade, agilidade e resgate, conheça melhor a maquina que pilota.
Tópicos:
Como funciona seu jet ski.
Como reage ao comandos.
Como fazer curvas, tangencia, aceleração.
Como saltar ou furar ondas e andar aguas com marolas.
Como fazer resgatar uma pessoa, desvirar em local de risco.
Visão periférica.
Aceleração rápida , largada.
Andando em aguas com marolas e mexido.
Leitura das ondas.
Reembarque rápido, reembarque de garupa em com dificuldade.
Noções básica de mecânica.
A ProNáutica loja & marina, fundada em 1990 é uma das pioneiras do jet ski no Brasil, organizamos por anos campeonatos de jet ski nacionais e mundiais, treinamos pilotos para provas no em aguas lisas e ondas, preparamos jets de competição, 1991 introduzimos o jet ski aos bombeiros de Santa Catarina, pioneiros no uso da embarcação no Brasil. No capitulo do Tow-in, atuou junto a renomados nomes do surf no treinamento para o uso do jet.
Agora estamos colocando todo nosso conhecimento para trazer a você um curso para melhorar sua pilotagem de maneira geral, e treina-lo para situações adversas que frequentemente ocorrem, pois não temos controle sobre o clima, mas podemos ter sobre a maquina.
Newton aplicado em um jet ski
A lei de ação e reação também explica o funcionamento de um jet ski. A peça chave é uma pequena bomba de água instalada no veículo, chamada de impulsor. Quando o piloto acelera, o impulsor suga a água que está ao redor do jet ski e a joga com força para fora dele, através de um buraco atrás do veículo.
Assim, a força deste jato sendo jogado para trás (ação) faz com que o jet ski seja empurrado para frente (reação). Simples assim!
Como o jet ski funciona, na prática?
Leis da física à parte, seu funcionamento é razoavelmente linear e pode ser simplificado desta forma:
A água é aspirada por uma grande entrada no fundo do jet ski;
A força para esta tarefa é gerada por um motor médio à gasolina. Modelos grandes e mais sofisticados possuem grandes motores, do tipo que se encontra em hatchs compactos;
Em um carro ou uma motocicleta, o motor dá movimento às rodas. Em um jet ski, seu trabalho é fazer com que a bomba d’água funcione. Este impulsor funciona com um tubo – em uma ponta, a água entra e ganha velocidade até ser jogada pela outra ponta, como um forte jato de alta velocidade. O movimento da água funciona, também, no sistema de resfriamento do motor;
A água é jogada para fora do sistema através de uma saída manobrável do tubo, significativamente menos larga do que a entrada do tudo – é por isso que a água ganha velocidade dentro do sistema
Como reage o jet ski?
Manobrar o jet ski é um processo muito semelhante ao que ocorre ou uma bicicleta ou moto: basta movimentar o guidão para indicar qual o lado que quer seguir. A diferença é que, ao invés de virar a roda dianteira para isso, o guidão puxa um cabo que troca a direção do jato de água que está saindo do veículo, fazendo com que ele vire em um ângulo proporcional. Como a movimentação da direção está ligada ao jato de água, que é mais poderoso à medida que o veículo está em alta velocidade, a facilidade de mudar a direção é maior quando o jet ski está em alta velocidade. Quando está muito lento, pode ser quase impossível mudar sua direção.
Curvas:
Como você pôde ter lido na capitulo anterior, o jet ski é movido por um hidrojato direcionado, por isso é se não houver aceleração, também não haverá direção, portanto,
para fazer uma curva é preciso manter o jet ski com aceleração.
Aceleração e posicionamento correto do corpo são imprescindíveis, pode ser a diferença entre passar a onda ou cair do jet ski e estar em situação complicada no meio de uma arrebentação, são técnicas diferente de aceleração e posicionamento corporal para cada situação.
A pilotagem em aguas maroladas também requer a técnica correta, caso queria andar rápido, mesmo devagar com garupa tem que ‘ler’ a condição das aguas para minimizar o balanço tornar o passeio mais confortável e menos cansativo
Você não está sozinho na agua, antes de fazer qualquer tipo de curva, olhe para os lados e certifique-se que não há manter a atenção em outras embarcações vindo de traz mais rápido que você ou de outras direções, mantenha sempre visão ampla em relação ao local da manobra.
Como em uma moto , a posição do corpo em relação a maquina também é determinante principalmente em curvas de alta velocidade, ou muito fechadas, como você ira ver na pratica.
Tangencia e visão periférica, completa noção e onde você está e para onde vai são importantíssimo para performance e segurança.
Posicionamento corporal durante a arrancada para potencializar o desempenho e segurança nessa nesse momento são importantes também.
São alguns dos tópicos a serem abordados, dentre outros.
Entre em contato com a ProNáutica, 48 991825250 - [email protected] -www.pronautica.com.br @pronauticajetski3149
Информация по комментариям в разработке