Tratar endometriose: muito mais que usar hormônios

Описание к видео Tratar endometriose: muito mais que usar hormônios

Quando nos deparamos com a endometriose há pouco tempo atrás o tratamento era sinônimo de uso de pílulas (hormônio) ou cirurgia. Hoje sabemos que o tratamento da endometriose é muito mais que isso. Para entendemos antes de mais nada precisamos entender o que é a Endometriose. A Endometriose é uma doença infamatória crônica, ou seja, há uma inflamação dia-a-dia no nosso organismo.
Então os cientistas e estudiosos pensaram: se há uma inflamação CRÔNICA , precisamos então agir nos gatilhos que geram INFLAMAÇÃO no nosso organismo.
Aí vem a importância do tratamento multidisciplinar da endometriose.
Primeiro, se você tem endometriose, você precisa de um tratamento NUTRICIONAL com nutricionista capacitado a tratar essa doença.
Além disso, é comprovado cientificamente que ATIVIDADE FÍSICA, perda de peso, vida saudável é muito importante e faz diferença no tratamento.
E pra terminar, a endometriose é uma doença SUBDIAGNOSTICADA e de DIFÍCIL DIAGNÓSTICO e muitas vezes o médico consegue SUSPEITAR mediante uma consulta bem feita e um exame físico bem executado (o médico habilitado pode conseguir tocar focos sugestivos de endometriose no toque vaginal, isso mesmo!). E para investigar com exames muitas vezes o exame tem que ser feito por um profissional muito bem treinado e o exame é específico para endometriose (muitas vezes o ultrassom transvaginal simples não identifica nada).
E para finalizar, feito o diagnóstico, não adianta só instituir o tratamento e manter o mesmo pra sempre. Precisa acompanhar, algumas vezes modificar hormônios, metas e pra isso você precisa de uma equipe médica de confiança!.

Dra Margel Pivetta Cantarelli
CRM-SC 23391 / RQE 19284
@florescermulher_ginecologia

Комментарии

Информация по комментариям в разработке