O dia 22 de abril de 2020 marca o 50º aniversário do Dia da Terra. Desde
2017, em diversos países do mundo neste dia é celebrado também o dia do Otimismo Planetário. Fundado pelo Smithsonian Conservation Commons (nos EUA) e Cambridge Conservation Initiative (no Reino Unido), o #Earthoptimism (otimismo planetário, in inglês) celebra uma mudança de foco de problema para a solução no diálogo sobre conservação e sustentabilidade.
Desde sua fundação, mais de 60 eventos foram realizados em organizações parceiras que aderiram ao movimento em mais de 15 países. Durante a semana do Dia da Terra são promovidas palestras, exposições, mostras de cinema, atividades em museus e escolas, divulgando e celebrando histórias de sucesso em conservação.
Este ano seria marcado pela realização da primeira versão do evento no Brasil, organizado pelo IIS e planejado para acontecer no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Assim como os demais parceiros globais do movimento, acreditamos que, dando escala às iniciativas e boas práticas através do diálogo sobre conservação e sustentabilidade, é possível inspirar a ação dos indivíduos mudando o foco de sensação de perda para esperança.
Mesmo com todos eventos físicos planejados para este ano cancelados, o
movimento #EarthOptimism continua a reunir pessoas para falar sobre o que está funcionando para proteger o futuro do nosso planeta. Enquanto algumas organizações como o Smithsonian (https://earthoptimism.si.edu/) e outros parceiros (https://earthoptimism.si.edu/global-p...) estão organizando eventos virtuais (https://earthoptimism.si.edu/2020-sum... do #Earthoptimism para marcar a ocasião, representantes da aliança global do movimento, gravaram uma mensagem que será compartilhada nesses eventos. Neste momento sem precedentes que estamos passando, precisamos mais do que nunca de otimismo - para nos elevar, inspirar e nos ajudar a imaginar um novo caminho a seguir.
Aguardamos ansiosos pela oportunidade de nos reunirmos presencialmente em 2021. E por hora, mesmo distantes, seguimos com otimismo de que juntos somos capazes de conservar a natureza e construir um futuro melhor para todos.
Se você conhece alguma iniciativa inspiradora que gostaria de compartilhar conosco, envie um email para [email protected] com o assunto Movimento Otimismo Planetário.
Fazem parte da aliança global do Otimismo Planetário (#Earth Optmism)
Nancy Knowlton, Ruth Stolk, Andrea Santy, Smithsonian Conservation
Commons, Washington, DC, EUA.
Andrew Balmford, Rosie Trevelyan, Mike Rands, Cambridge Conservation
Initiative, Cambridge, Reino Unido.
Olivia Adhiambo e Anthony Kuria, Associação de Biologia Tropical, Nairobi,
Quênia.
Agnieska Latawiec, Bernardo Strassburg e demais membros da equipe do
Instituto Internacional Para Sustentabilidade (IIS), Rio de Janeiro, Brasil.
Chen Feng, Shan Shui, Pequim, China.
Vanessa Adams, Justine O´Brien e Belinda Fairbrother, Sociedade de Biologia da Conservação Oceania e Sociedade de Conservação de Taronga, Sydney, Austrália
Информация по комментариям в разработке