No Labirinto #5 - Precisão

Описание к видео No Labirinto #5 - Precisão

O quinto episódio do podcast No Labirinto conta a história de um trabalhador rural que, após ser resgatado três vezes por fiscais do governo federal, virou agente comunitário no Maranhão para evitar que outras pessoas se tornassem vítimas desse crime.

Marinaldo Soares Santos, 51, não sabia que estava sendo escravizado quando fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizaram uma operação de resgate em uma fazenda no município de Santa Luzia (MA), em 2007.

Ele e os colegas enfrentavam jornadas exaustivas, bebiam água suja com fezes de animais, comiam apenas farinha e feijão uma vez ao dia, e não recebiam salário. Além disso, eram mantidos sob vigilância constante e ameaçados pelo encarregado da fazenda. “O cara disse que se alguém denunciasse, não ia sair ninguém vivo dali”, relembra Santos.

Mas essa não foi a única passagem de Santos pelo ciclo do trabalho escravo. Em 2009, no sul do Pará, e em 2010, também no Maranhão, Santos seria novamente encontrado em condições de escravidão e resgatado por fiscais do governo federal.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке