O que é o Direito POSITIVO? Tudo sobre Juspositivismo, Hans Kelsen e a Teoria Pura do Direito

Описание к видео O que é o Direito POSITIVO? Tudo sobre Juspositivismo, Hans Kelsen e a Teoria Pura do Direito

⚖️ PRIMEIROS PASSOS NO DIREITO: o método para quem quer aprender o Direito de um jeito simples e objetivo (sem arrancar os cabelos por causa de aulas chatas ou livros confusos).
👉 INSCREVA-SE AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/direito

👩‍⚖️ Leia o livro INTRODUÇÃO AO MUNDO DO DIREITO e aprenda, em uma tarde, aquilo que estudantes de Direito levam 6 meses para saber na faculdade.
👉 ADQUIRA AQUI: https://cintiabrunelli.com.br/intro

🏆 Inscreva-se no canal NOVATOS DO DIREITO:
   / @novatosdodireito  

❤️️ Meu Site: https://cintiabrunelli.com.br
💎 Grupo Telegram: https://t.me/cintiabrunelli
📷 Instagram:   / me.julga  
📧 E-mail: [email protected]

=====================================


O que é o direito positivo? Quais são as características do direito positivo? Como surgiu o Juspositivismo?

Como surge o conceito de direito natural e direito positivo? Qual é a diferença entre direito natural e direito positivo? Qual a diferença entre jusnaturalismo e Juspositivismo?

O que é o direito positivo e quais as suas características? Quando ocorre o direito positivo? São características do direito positivo exceto o que? O que é Direito Positivo exemplo? Quais são as divisões do direito positivo?

Quem criou o direito positivo? Quem foi Hans Kelsen? O que foi a Teoria Pura do Direito? O que Hans Kelsen defendia? O que é Direito para Kelsen?

Qual o objetivo do Direito Positivo? O que é a positivação do Direito? O que é uma norma positivada?

Vamos falar sobre a Escola do Direito Positivo. A Escola Positivista exerceu um forte contraponto à Escola Jusnaturalista.

Para os Positivistas, não existe um direito universal porque a justiça é relativa e uma justiça absoluta é um ideal inatingível. As leis são criações voluntárias, ou seja, a sociedade pode escolher como serão suas leis, o que vai variar de acordo com aquilo que for decidido por cada povo.

Para o positivismo, as normas devem ser objetivas e racionais. Por quê? Porque os positivistas acreditam que, se o direito se apóia em valores, ele se torna muito instável.
A solução seria criar um sistema jurídico lógico e coeso, quase como uma ciência exata, para conferir segurança jurídica.

Dentro do Positivismo, existe um nome de grande destaque, chamado Hans Kelsen. Este estudioso formulou a Teoria Pura do Direito. A ideia de Hans Kelsen foi a de responder do que se trata o Direito sem a interferência de outras áreas, como a sociologia, a política, a ética, a psicologia, etc. O objetivo de Kelsen não era o de ignorar as outras disciplinas, mas o de analisar somente a ciência jurídica, sem que houvesse uma mistura com as outras matérias. Para Hans Kelsen, o termo “norma” significa algo que DEVE SER. A norma traz como o homem DEVE se conduzir. É o DEVER SER.

Qual seria considerada a corrente aplicada no direito contemporâneo? A resposta, a meu ver, é que não é possível basear o direito atual apenas em uma teoria, porque todas exercem influência no ordenamento jurídico. Elas trabalham em conjunto. É importante que exista um direito positivo que traga critérios concretos ao ordenamento jurídico, para que exista segurança jurídica. Para isso, as normas devem ser coerentes e lógicas. Além disso, discute-se se existiriam direitos universais e absolutos. Será que existe alguma norma que seja igual em todas as culturas e que jamais tenha exceção? Por outro lado, o direito não pode se afastar totalmente dos valores. É impossível conceber o direito como uma ciência exata.


------------------------------------------------------------------
INFORMAÇÕES GERAIS
------------------------------------------------------------------
Esse canal tem como objetivo falar sobre Direito e Técnicas de Estudo. Tudo é mais fácil quando é explicado por uma alma apaixonada. Estou aqui para te ajudar a mandar bem nas provas e nos concursos públicos. Juntos, vamos muito mais longe!

------------------------------------------------------------------
SOBRE A AUTORA
------------------------------------------------------------------
Cíntia Brunelli é formada em Publicidade e Propaganda e em Direito. Recebeu a homenagem de melhor aluna em suas duas formaturas. Obteve média geral 9,5 em Direito. Antes de terminar a faculdade, foi aprovada na OAB e em dois concursos de técnico judiciário (TJ e TRF). É servidora da Justiça Federal e uma eterna estudante.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке