Contra a Vida Intelectual, de Ronald Robson

Описание к видео Contra a Vida Intelectual, de Ronald Robson

Livraria Senso Incomum:
https://livraria.sensoincomum.org/

"Contra a Vida Intelectual - ou Iniciação à Cultura", de Ronald Robson, na Livraria:
https://livraria.sensoincomum.org/con...

"Egoísmo e Amor", de Rafael Llano Cifuentes, na Livraria:
https://livraria.sensoincomum.org/ego...

Chave PIX: [email protected]

Senso Incomum: https://sensoincomum.org/
Telegram: t.me/sensoinc
Twitter: twitter.com/sensoinc
Instagram: www.instagram.com/senso.incomum
Facebook: www.facebook.com/sensoincomumorg

Em mais um vídeo da nossa seção de LIVROS, Flavio Morgenstern comenta o último lançamento de Ronald Robson: o provocador ""Contra a Vida Intelectual - ou Iniciação à Cultura".

Neste livro, Ronald Robson enfia o dedo na ferida e mostra o desastre cultural que tem assolado principalmente o Instagram na bolha da direita no Brasil atual: uma chuva de "cursos" e "formações que nada formam", gurus, supostos meninos prodígios e coaches grassando em solo fértil. No caso, feito de um público sem formação e referência intelectual adequada, aliado a uma castração de figuras de autoridade.

E chovem mentorias e promessas de salvação da vida intelectual, do casamento e tutorias com termos repetidos, como masculinidade, temperamentos, virtudes e outras palavras-chave. Os dois maiores problemas: são formações intelectuais criadas por gente que nunca produziu nada intelectualmente - até os raros livrinhos que aparecem são apenas comentários a idéias alheias. E o público fica viciado em "consumir conteúdo" de lives e caixinhas de stories, e nunca pega um livro para ler.

É a bolha dominada por grandes copywriters e especialistas em marketing digital, e não por intelectuais. É o cenário onde florescem Ítalos Marsilis, Guilhermes Freires, Pablos Marçais e suas retóricas grandiloqüentes, que significam absolutamente nada para quem tenha um mínimo contato com cultura de verdade, e não apenas storytelling de marketing e repetição de jornada do herói.

Flavio Morgenstern apresenta o livro - que pode ser comprado pelo link na Livraria Senso Incomum - e traça alguns comentários adicionais sobre esse cenário cultural que nada tem gerado de bom para o espectro conservador - e só tem transformado uma busca por alguma referência cultural, filosófica e literária mais elevada do que o ambiente de câmara de ecos da academia em uma busca por egos inflados, obediência a gurus e termos kitsch destituídos de qualquer profundidade.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке