Qual o ELEMENTO mais usado em TECNOLOGIA?

Описание к видео Qual o ELEMENTO mais usado em TECNOLOGIA?

O silício (Si) é um elemento químico com número atômico 14 e símbolo Si, pertencente ao grupo 14 da Tabela Periódica. É um semicondutor metalóide com uma aparência cinza e brilho metálico, além de ser o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, correspondendo a cerca de 27% em massa.

Ele é constituído por 14 prótons, 14 elétrons e 14 nêutrons, possuindo quatro elétrons na camada de valência, o que permite ao Si formar quatro ligações covalentes, similares ao C. Essas características fazem dele um elemento capaz de formar estruturas cristalinas complexas, mas diferente do C, o Si não forma cadeias longas e flexíveis devido ao seu maior tamanho atômico e à tendência de quebrar ligações ao longo da cadeia.

Devido as suas propriedades semicondutoras, o Si é o elemento mais utilizado na tecnologia moderna, sendo amplamente empregado na fabricação de transistores, microchips, células solares, dispositivos piezoelétricos, e vidro.

As células solares de Si são um dos tipos mais comuns de células fotovoltaicas. Essas células funcionam com base no efeito fotovoltaico, que converte a luz solar em eletricidade. O Si usado em células solares é tipicamente cristalino, organizado em uma estrutura monocristalina ou policristalina. Basicamente as células solares de Si são compostas de camadas de Si dopado com P (tipo n) e B (tipo p). Quando a luz solar atinge a célula, os fótons da luz excitam os elétrons no Si, criando pares de elétron-lacuna. A junção p-n cria um campo elétrico que separa esses pares, gerando uma corrente elétrica que pode ser utilizada como energia.

Outra função interessante do Si é o chamado enfeito piezoelétrico, que ocorre quando um cristal de Si é submetido a pressão mecânica, gerando uma diferença de potencial elétrico. Esse fenômeno é aproveitado em osciladores de cristal que mantêm o tempo em relógios eletrônicos, garantindo precisão. Além de osciladores o Si também está presente na geração de componentes eletrônicos importantes como os transistores, devido às suas propriedades semicondutoras. Os transitores substituiram as válvulas, possibilitando na miniaturização dos sistemas eletrônicos.

O Si, sob a forma de dióxido de silício (SiO₂), é o componente principal da areia e, consequentemente, do vidro. Na fabricação de vidro, o dióxido de silício é derretido a altas temperaturas e depois moldado para criar uma variedade de produtos de vidro. O vidro feito de sílica pura é altamente transparente, resistente ao calor, e tem baixa expansão térmica, sendo usado em aplicações que variam desde janelas e lentes até equipamentos laboratoriais e tecnologias de fibra óptica.

_____________________________________________________________________
Links de Livros de Ciências: https://compendiumresumos.wordpress.com/
_____________________________________________________________________
Quer fazer com uma doação?
Chave Pix do canal: 469454b3-5de8-4eb6-a4ee-a8c0866311f4
_____________________________________________________________________
Redes sociais do canal:

https://www.instagram.com/ciencia.qui...

Blog: https://licenciandoemquimica.blogspot...

Agenda do Canal:
Toda terça-feira: Vídeos sobre curiosidades científicas.

#cienciaquimica #quântica #tabelaperiódica #química #ciencia #partículas #silicio #technology #fotovoltaica #vidro #transistor

Комментарии

Информация по комментариям в разработке