Como funciona uma TURBINA A VAPOR?

Описание к видео Como funciona uma TURBINA A VAPOR?

Curso Básico ou Avançado Turbina a Vapor TURBIVAP - Formato Digital
https://bit.ly/3vVgdfa

Outros Formatos e Mais Informações Sobre Curso de Turbina a Vapor
https://bit.ly/3VQ29hZ

WhatsApp:
https://bit.ly/3AXGTPu

Leia esse artigo:
https://turbivap.com.br/funcionamento...

Gostou desse conteúdo? Cadastre-se no link abaixo para receber notificação de novos conteúdos como esse:
http://bit.ly/2JUC69O

Canal YouTube - Inscreva-se para receber atualizações:
https://linktr.ee/turbivap

Participe do Grupo no WhatsApp:
https://linktr.ee/turbivap

Saiba mais sobre a TURBIVAP:
https://linktr.ee/turbivap

Lista Telegram:
https://t.me/turbinavapor


_________________________________

00:00 - Introdução
00:38 - Princípio de funcionamento de uma turbina a vapor
01:00 - Tipos de energia dos fluidos
01:50 - Relação entre o contato da palheta com o vapor
02:50 - Introdução funcionamento dos diafragmas em turbinas a vapor
03:40 - Efeito Venturi nas turbinas a vapor
04:30 - O que acontece com a temperatura, pressão e volume do vapor na turbina a vapor?
05:25 - Porque as rodas vão aumentando nas turbinas a vapor?

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO TURBINA A VAPOR

Nesse vídeo vou falar sobre o princípio de funcionamento de uma TURBINA A VAPOR e relembrar alguns princípios de termodinâmica que atuam na TURBINA A VAPOR, mas calma que não vai ser nada pesado nem muito demorado.

Primeiramente, vamos relembrar a energia dos fluídos. Todo fluído possui basicamente 3 formas básicas de energia: Velocidade (energia cinética) temperatura e pressão.

Agora vamos relembrar um pouco como essas formas de energia se relacionam com TURBINA A VAPOR. Você vai ver que TURBINA A VAPOR basicamente é um sistema termodinâmico fechado onde temos um determinado fluído, nesse caso o vapor, a uma determinada velocidade, temperatura e pressão

Durante a operação de uma TURBINA A VAPOR as palhetas do rotor absorvem parte da energia do vapor, então essas três formas de energia diminuem ou seja: Velocidade, temperatura e pressão caem ao longo do ciclo de operação.

Nesse vídeo vamos ver como isso ocorre. Uma palheta de turbina tem um perfil aerodinâmico, quando o vapor de alta energia passa sobre ela, esse perfil cria uma diferença de pressão, que resulta em uma força de sustentação, ajudado pelo princípio da 3 lei de Newton (ação e reação). Essa força de sustentação faz o rotor da TURBINA A VAPOR girar.

Lembra que nós falamos que as palhetas absorvem energia do vapor e que as 3 formas de energia diminuem (velocidade, pressão e temperatura?) Então, já podemos imaginar que a baixa velocidade do vapor não é efetiva e sustentável na força de sustentação e fazer o rotor permanecer girando.

É aí que vem o segredo por trás do princípio da TURBINA A VAPOR, que é pressurizar o vapor para extrair sua máxima energia por meio do SALTO ENTÁLPICO transformando em energia mecânica por meio do aumento de sua velocidade. E quem faz esse papel na TURBINA A VAPOR são os diafragmas e placas expansoras que tem a função de aumentar a velocidade do vapor. Como essas peças fazem isso? Nesse vídeo você vai entender.

Assim por diante o processo se repete por quantos estágios existirem na TURBINA A VAPOR...note que existe um ângulo de encontro perfeito entre o fluxo de vapor que sai dos diafragmas / placas expansoras e entra nas palhetas e vice versa.

A medida que a pressão do vapor sofre uma redução drástica durante a operação da TURBINA A VAPOR, seu volume aumenta proporcionalmente para acomodar toda essa expansão do vapor.

E para isso tem que ser aumentado a área de passagem do fluxo para manter a velocidade do sistema, senão a velocidade na saída ou descarga como chamamos seria muito alta. Por essa razão as palhetas do últimos estagio são muito maiores que as do primeiro estagio. As palhetas maiores precisarão suportar solicitações e esforços mecânicos muito maiores.

#turbinaavapor #steamturbine #turbomachinery #powerplant

Комментарии

Информация по комментариям в разработке