NOME DA RAÇA
Percheron
ALTURA NA CERNELHA
Entre 1,40 m e 1,60 m
TEMPERAMENTO
Tratável e dócil, mas, ao mesmo tempo, ativo e vigoroso.
Introdução
Origem
Os cavalos da raça Percheron são oriundos da França e conhecidos por sua grande força associada a uma surpreendente elegância. Muito difundida nos Estados Unidos, a raça ganhou notoriedade por volta do século XIX, quando era responsável por quase todo o trabalho de tração em fazendas e na cidade.
Com a modernização e a mecanização mundial, a raça foi quase totalmente esquecida, voltando a ter prestígio por volta do ano de 1920. Desde então, é utilizada em pequenas fazendas, como cavalo de tração, e para animar eventos e jogos, puxando charretes.
Originário da região do nordeste da França, em Le Perche, o Percheron em sua formação recebeu misturas das raças Shire, Belga e Árabe. Deriva de cavalos orientais, misturados há muitos séculos e posteriormente cruzados novamente com poucos Árabes.
O cavalo Percheron chegou ao Brasil no início do século XX, mais precisamente na década de 1920, trazido pelo Exército Brasileiro, pela Companhia Matarazzo e pela Companhia Cervejaria Antárctica.
Somente em 1936 foram registrados os primeiros animais no Stud Book Brasileiro da raça.
Atualmente, existem poucos criadores de Percheron no Brasil. Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro e, principalmente Rio Grande do Sul são os que possuem maior concentração de cavalos dessa raça.
País de origem
França
Curiosidades
Uma excelente característica da raça, assim como o Bretão, é que a fêmeas são excelentes produtoras de leite, podendo chegar a 35 litros diários, sendo muito procuradas como amas de leite e receptoras de embrião.
Na tração de artilharia, carretas, caminhões, podem tirar 1.000kg no trote.
Podem ser classificados como trotadores na tração de carruagem semi-pesada, com as quais podem fazer 1 km em dois minutos.
Информация по комментариям в разработке