7 coisas que VOCÊ precisa SABER sobre ARTRITE REUMATÓIDE

Описание к видео 7 coisas que VOCÊ precisa SABER sobre ARTRITE REUMATÓIDE

Nesse vídeo eu te falo 7 coisas que você precisa saber sobre artrite reumatóide - sobre o reumatismo.

Quais os sintomas de quem tem artrite reumatóide? O que pode causar reumatismo? Qual exame para detectar artrite reumatóide? O que faz piorar a artrite reumatóide? O que leva a pessoa ter artrite reumatóide? O que fazer para evitar a artrite reumatóide?

👉Link para todos os meus conteúdos e contatos: https://linktr.ee/drcarlo.cunha

A primeira coisa que você precisa saber sobre a artrite reumatóide é que ela é uma doença inflamatória crônica, que é mais frequente nas mulheres do que nos homens; que pode compremeter vários órgãos do corpo mas que o seu principal alvo são as articulações, as populares "juntas" - principalmente das mãos, braços, pernas e pés.

A segunda coisa é que, além de ser mais frequente nas mulheres, a artrite reumatóide aparece também mais comumente na faixa entre 30 e 55 anos.

Três: a artrite reumatóide é considerada uma doença autoimune - apesar de ainda existirem dúvidas sobre os fatores causadores dessa doença, essa é a principal explicação - SER UMA DOENÇA AUTOIMUNE.

A quarta coisa que eu quero que você saiba é que a pessoa com artrite reumatóide demora bastante tempo pra ir no médico. Sabe por que? Porque a artrite reumatóide se manifesta de forma lenta. A pessoa começa com sintomas leves e pouco específicos: pode apresentar formigamento nas mãos, dor muscular, cansaço. E aí, muitas vezes não vai consultar por causa disso.

E quando as dores nas juntas, as dores articulares começam a aparecer - ou seja, o quadro de artrite, de inflamação nas articulações se manifesta clinicamente a pessoa vai consultar - e até isso acontecer podem se passar alguns meses.

E quinta coisa que eu quero te falar sobre artrite reumatóide é que, não sei se você sabia, mas quem fuma tem maior risco para artrite reumatóide. Isso mesmo, os estudos mostram isso e essa é mais uma das doenças em que o cigarro aparece como fator de risco. E não só fator de risco. Quem fuma também tende a ter um quadro da doença de maior gravidade. Definitivamente fumar não é legal pra saúde do ser humano. Esse é mais um argumento. Anota aí.

E agora as duas últimas coisas que eu quero te falar nesse vídeo sobre artrite reumatóide: diagnóstico e tratamento.

O diagnóstico é difícil e complexo. A pessoa precisa ser bem avaliada. O colégio americano de reumatologia definiu 7 critérios que são utilizados para o diagnóstico. E a pessoa precisa apresentar 4 desses 7 critérios para se estabelecer o diagnóstico.

1 - Rigidez das articulações pela manhã - a chamada rigidez matinal - e essa rigidez deve ter duração de pelo menos 1 hora depois de acordar. É uma sensação de que as juntos estão rigidas mesmo - difíceis de articular.

2- ter pelo menos 3 articulações acometidas ao mesmo tempo;

3 - artrite de mãos e punhos;

4 - o quadro de artrite ser simétrico - ou seja, acometando as mesmas articulações nos dois lados do corpo - punho direito e esquerdo; cotovelo nos dois lados.
Pra serem considerados positivos esses quatro primeiros critérios que eu citei até agora devem estar presentes por pelo menos 6 semanas.

O quinto critério: Presença de nódulos subcutâneos - são os chamados nódulos reumatóides - eles são mais comuns de aparecer em homens e em pessoas que fumam. Mas geralmente eles não são um sinal inicial. Quando aparecem são mais comuns aqui nessa região do antebraço; ou nas articulações metacarpo-falangeanas - que é essa região aqui das mãos.

6 - fator reumatóide - que é um exame de laboratório - positivo no exame de sangue.

E o sétimo critério: alterações características de artrite reumatóide no RX de mãos e punhos.

Sempre lembrando que essas informações tem caráter de educação em saúde - são informativas - é claro que, se necessário, você vai avaliar esses critérios sempre junto do seu médico assistente.

E prá finalizar a sétima coisa que você precisa saber sobre artrite reumatóide é que infelizmente não existe cura para a artrite reumatóide. Mas existe tratamento - e o tratamento é focado em reduzir os quadros inflamatórios e também em prevenir as deformidades. Atividade física sob orientação, fisioterapia, tudo isso ajuda bastante nessa prevenção.

E no que diz respeito a medicamentos - com certeza seu médico vai explicar bem e orientar o uso das medicações. Prá você saber e ter uma idéia existem basicamente 4 classes de medicamentos utilizados no tratamento da artrite reumatóide: os anti-inflamatórios não esteróides; os modificadores de resposta biológica; os medicamentos anti-reumáticos modificadores de doença (nesse grupo entram o metotrexato, os sais de ouro, a azatioprina); e os corticóides.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке