Diagnóstico de LEUCOPENIA. E agora? Quais os primeiros sinais? O que pode causar esse problema ?

Описание к видео Diagnóstico de LEUCOPENIA. E agora? Quais os primeiros sinais? O que pode causar esse problema ?

Mais conhecidos como glóbulos brancos, os leucócitos são células produzidas pela medula óssea. Presentes no sangue humano, são responsáveis pela defesa do organismo contra vírus, bactérias e qualquer outro corpo estranho não identificado pelo sistema de defesa do corpo humano.
Alterações no organismo podem interferir na quantidade dessas células no sangue. Em casos de infecções, por exemplo, a quantidade de glóbulos brancos no sangue aumenta devido ao processo de defesa do organismo.
Mas, você sabe o que acontece com o seu organismo caso os leucócitos estejam em quantidade menor que o habitual?
Na maioria das pessoas, a taxa normal varia de 4.000 a 11.000 leucócitos a cada mm³ de sangue. Quando exames de hemograma apontam uma quantidade abaixo dessa estimativa, ocorre o que chamamos de leucopenia.
A leucopenia é um efeito colateral que pode ocorrer em pacientes que fazem uso de determinados medicamentos quimioterápicos, imunoterápicos, ou até mesmo, pelo uso de alguns bloqueadores hormonais. Para pacientes em alguma dessas condições citadas, o principal indicativo dessa baixa de glóbulos brancos é a febre.
Apesar de não ser uma doença, a leucopenia não deve ser negligenciada, uma vez que a baixa das células responsáveis pela defesa do organismo, aumenta as chances de se contrair infecções e outras complicações. Dessa forma, o sistema de defesa do paciente fica mais vulnerável.

Esse canal trata de assuntos relacionados a saúde e a enfermagem e tem por objetivo transformar se em uma ferramenta de apoio educacional para profissionais e estudantes de todas as categorias de enfermagem.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке