Jornadas Medievais do Douro - Canelas

Описание к видео Jornadas Medievais do Douro - Canelas

As IV Jornadas Medievais do Douro decorreram em Canelas. A população residente na freguesia deu vida a um quadro histórico que evoca a passagem, em 1193, do rei D. Sancho por Canelas e a doação feita a Bonamis e Acompaniado, como pagamento dos serviços prestados pelos dois jograis, comprometendo-se estes a apresentar um arremedilho ao rei. A carta de doação, com referência ao arremedilho feito pelos jograis, é a primeira alusão ao teatro em Portugal, fazendo de Canelas o seu berço nacional.
A Junta de Freguesia aproveitou este facto histórico para promover Canelas através da realização destas Jornadas Medievais.
O património histórico e cultural de Canelas testemunha a génese da existência do território, associando-o à formação do concelho, da região e do país. A memória coletiva dessa origem é, atualmente, a garantia da identidade do povo de Canelas e um vetor de promoção e desenvolvimento.
As Jornadas Medievais do Douro resgatam valores históricos e culturais, dando coesão e vincando o caráter desta comunidade. Refira-se, a propósito, que a população de Canelas vive intensamente estas Jornadas Medievais. Participam activamente na encenação e interpretação de diversas cenas e quadros, vestem-se a rigor encarnando várias personagens da época.
Esta iniciativa é, por tudo isto, considerada um recurso estratégico a nível local e regional e uma prioridade para o futuro, na certeza de um investimento com retorno garantido, em benefício direto de Canelas.
As IV Jornadas Medievais do Douro realizaram-se num espaço renovado, em resultado da obra de requalificação do largo 27 de Maio, promovida pelo Município do Peso da Régua.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке