Memórias da baleação na ilha do Corvo (HD)

Описание к видео Memórias da baleação na ilha do Corvo (HD)

Heis que o homem sonha e a obra nasce/surge...
...em boa verdade depende do sonho e depende do homem...
Neste caso temos um sonho do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Corvo, Sr. Manuel das Pedras Rita, que o contou a outro sonhador e executante de sonhos o Sr. Tomaz Vieira.
Bem, mas sabendo em pormenor o sonho; é que as gerações presentes e futuras tivessem no seu património cultural, histórico e humano um bote baleeiro.
Contado o sonho, e atentamente ouvido... foram postas há obra e passados uns meses e muito trabalho, por parte de muitas pessoas/profissionais envolvidas com outras tantas boas-vontades, heis que surge o sonho materializado/realizado.
Contado o sonho, e atentamente ouvido... foram postas há obra e passados uns meses e muito trabalho, por parte de muitas pessoas/profissionais envolvidas com outras tantas boas-vontades, heis que surge o sonho materializado/realizado.
O bote em questão arqueia o nome de "O Corvino" cuja construção data de 1965 tendo como oficial de construção o Sr. José Vieira Goulart mais conhecido pelo José da Ponta que era oficial baleeiro (mestre da arrais) e que era um artista multifacetado, tendo entre as suas artes/ofícios; músico, maestro, regente, pedreiro, carpinteiro, baleeiro, etc.
"O Corvino" ancorou na ilha do Corvo (10/2013) com toda a dignidade e verticalidade, próprias de quem exemplarmente levou uma vida de maresias, com a balouçante faina à baleia que, durante décadas, foi responsável pela sobrevivência de muitas famílias em muitas das 9 ilhas açorianas... (...).
Esta relíquia dos tempos onde a história contará as suas histórias, pode ser visitado no centro da Vila do Corvo, num local apropriado para o efeito a "Casa do Bote".
Bem, mas por agora fica esta pequeníssima introdução, já que toda a história bem como muitas outras são contadas pelos intervenientes, neste trabalho em vídeo.
Muito obrigado ao Sr. Presidente da Câmara, Sr. Manuel Rita, ao Sr. Tomás Vieira, Sr. Manuel Francisco C. Júnior, Museu do Pico, Sr. Manuel Monteiro Machado (responsável pela reconstrução estrutural do bote), o Sr. Manuel Homem da Silva responsável pelo "aparelho" palamenta e a todos os que tornaram possíveis estas imagens bem como o vídeo.

नमस्ते
josé

Комментарии

Информация по комментариям в разработке