Domine a Abertura do Diafragma na Fotografia
❤️𝗠𝗮𝘁𝗲𝗿𝗶𝗮𝗹 𝗚𝗿𝗮𝘁𝘂𝗶́𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗙𝗼𝘁𝗼𝗴𝗿𝗮𝗳𝗶𝗮
👀 Aula de Fotografia Grátis: https://jornadadafoto.com.br/yt-aula-...
📗 E-Book 1 Grátis: https://jornadadafoto.com.br/yt-ebook...
📙 E-Book 2 Grátis: https://jornadadafoto.com.br/yt-ebook...
📘 E-Book 3 Grátis: https://jornadadafoto.com.br/yt-ebook...
🖥️ Presets Grátis: https://jornadadafoto.com.br/yt-prese...
📰 Blog de Fotografia: https://jornadadafoto.com.br/yt-blog-...
🔵𝗖𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗖𝗼𝗺𝗽𝗹𝗲𝘁𝗼
📷Curso Completo de Fotografia: https://jornadadafoto.com.br/treiname...
O QUE É
A abertura do diafragma pode ser definida como a abertura em uma lente pela qual a luz passa para entrar na câmera. É um conceito fácil de entender se você apenas pensar em como seus olhos funcionam. Conforme você se move entre ambientes claros e escuros, a íris em seus olhos se expande ou encolhe, controlando o tamanho de sua pupila.
Na fotografia, a “pupila” da sua lente é chamada de diafragma. Você pode diminuir ou aumentar o tamanho da abertura para permitir que mais ou menos luz alcance o sensor da câmera.
Como falamos, abertura do diafragma é como a “pupila” do seu sistema de câmera, que pode abrir e fechar para alterar a quantidade de luz que passa.
Entre muitas coisas, a abertura do diafragma pode adicionar profundidade às suas fotos controlando a profundidade de campo. Em um extremo, uma grande oferece um fundo desfocado com um belo efeito de foco roso.
Por outro lado, a mesma lente pode oferecer fotos nítidas do primeiro plano até horizonte distante. Além disso, também altera a exposição de suas imagens, deixando elas mais claras ou mais escuras.
COMO ELA AFETA A EXPOSIÇÃO
A abertura do diafragma tem vários efeitos em suas fotos. Um dos mais importantes é o brilho, ou exposição, de suas imagens. Conforme a abertura muda de tamanho, ela altera a quantidade total de luz que atinge o sensor da câmera - e, portanto, o brilho da imagem.
Uma grande abertura vai deixar passar muita luz, resultando em uma fotografia mais brilhante. Uma pequena abertura faz exatamente o oposto, tornando a foto mais escura.
Em um ambiente escuro - dentro de casa ou à noite - você provavelmente vai querer selecionar uma grande abertura para capturar o máximo de luz possível. Esta é a mesma razão pela qual suas pupilas dilatam quando começa a escurecer.
COMO ELA AFETA A PROFUNDIDADE DE CAMPO
O outro efeito importante causado pela abertura do diafragma é a profundidade de campo. A profundidade de campo é a quantidade de sua fotografia que parece nítida. Algumas imagens têm uma profundidade de campo “pequena” ou “rasa”, em que o fundo fica completamente fora de foco. Outras imagens têm uma profundidade de campo “grande” ou “profunda”, onde tanto o primeiro plano quanto o fundo são nítidos.
Tu pode notar que a imagem da esquerda tem uma profundidade de campo rasa, onde só a primeira flor aparece em foco, se compararmos com a segunda, onde mais flores para o fundo da foto aparecem em foco, isso quer dizer que a segunda foto tem uma profundidade de campo maior.
Ambas as regulagens tem os seus efeitos em quem vai visualizar a foto depois, a primeira acaba sugando o interesse da pessoa somente para o primeiro plano (isolando o objeto), fazendo com que o resto fique mais como um fundo colorido, sem detalhe. E na segunda, a pessoa que está visualizando acaba olhando mais da foto, ela tem mais elementos que precisa se concentrar e entender.
Um truque para lembrar essa relação: uma grande abertura resulta em uma grande quantidade de desfoque de primeiro e segundo plano. Isso geralmente é desejável para retratos ou fotos gerais de objetos em que você deseja isolar o assunto. Às vezes, você pode enquadrar o assunto com objetos em primeiro plano, que também ficarão desfocados em relação ao assunto.
Por outro lado, uma pequena abertura resulta em uma pequena quantidade de desfoque de fundo, que normalmente é ideal para alguns tipos de fotografia, como paisagem e arquitetura. Na foto de paisagem abaixo, usei uma pequena abertura para garantir que o primeiro plano e o fundo fossem o mais nítidos possíveis da frente para trás:
Информация по комментариям в разработке