Suíte dos pescadores (Dorival Caymmi, arranjo Damiano Cozzella) - Coro Luther King

Описание к видео Suíte dos pescadores (Dorival Caymmi, arranjo Damiano Cozzella) - Coro Luther King

http://dogestoagestao.blogspot.com.br/
Lançamento do livro "Do gesto à gestão: um diálogo sobre maestros e liderança", de Rita Fucci-Amato e Martinho Lutero Galati, com prefácio de Isaac Karabtchevsky.
Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, São Paulo, 12 de abril de 2013.
Neste vídeo: Suíte dos pescadores, de Dorival Caymmi, com arranjo de Damiano Cozzella
Sobre o livro:
A editora Nversos apresenta o lançamento do livro Do gesto à gestão: um diálogo sobre maestros e liderança, de autoria da maestrina Rita Fucci-Amato, pós-doutora em Gestão pela USP, e do maestro Martinho Lutero Galati, diretor artístico do Coro Cantosospeso de Milão (Itália) e do Coro Luther King em São Paulo (vencedor do prêmio APCA 2012 de melhor conjunto coral). No prefácio do livro, o maestro Isaac Karabtchevsky destaca: "Com sensibilidade e perfeito conhecimento da matéria, seus autores descrevem a diversidade que norteia a atuação do regente, naqueles aspectos pouco conhecidos do público em geral. Do gesto à gestão constitui, a partir de agora, elemento referencial para todos, músicos ou apenas interessados num dos temas mais complexos e interessantes da História da Música".

Música e administração. Em que medida os gerentes são regentes de suas equipes? De que modo os maestros são líderes sobre o pódio, mas também além do palco? Motivar, empreender, inovar em projetos, produzir sinergia e resultados belos e criativos são atividades que cada vez mais se somam na figura mítica do maestro. Descrever e desvendar esse paralelo entre a atividade artística e a gestão "orquestrada" das organizações -- a partir de metáforas, mas sobretudo além delas -- é a proposta do livro Do gesto à gestão: um diálogo sobre maestros e liderança.

A intenção é debater as múltiplas atividades que os maestros de coros e orquestras exercem dentro e fora do palco. No dia a dia desses músicos, contatos com patrocinadores, marketing, gestão financeira do grupo somam-se ao papel técnico-musical. Durante o ensaio, motivação e liderança são as palavras-chave na realização de uma atividade trabalhosa e cansativa, mas capaz de gerar beleza e emoção estética. Gerenciar projetos, inovar, empreender também se somam à fina arte dos gestos quando se trabalha com equipes criativas como as orquestras e coros.

Isso revela uma imagem do maestro que foge daquela comumente propagada: a do líder poderoso e bem trajado que comanda seus cantores ou músicos pela teatralidade de seus gestos. É esse o mito que muitos autores da área de administração e negócios difundem para executivos como o exemplo do comando eficaz. Um estudioso da gestão, Henry Mintzberg, resolveu explorar essa imagem e passou um dia com um maestro para avaliar como era seu trabalho. Dessa experiência resultou um artigo na prestigiosa revista Harvard Business Review em que o autor destaca: "Quando o maestro sobe ao pódio e levanta sua batuta, os músicos respondem em uníssono. Outro movimento, e todos eles param. Essa é a imagem do controle absoluto -- gestão capturada perfeitamente em caricatura".

Комментарии

Информация по комментариям в разработке