érie Carreiras. Direito, um mercado em constante expansão
No vídeo, confira o depoimento do advogado Andrey Sousa sobre o dia a dia de sua profissão
Elaine Stepanski
FLORIANÓPOLIS
O mercado para quem se forma em direito é amplo, e em constante expansão. As opções vão de procuradores, a juízes ou até mesmo trabalhar como profissional liberal. Vagas não faltam no setor público e também no privado. Mas para garantir um bom salário e reconhecimento é preciso muito estudo. Dedicação que não se restringe apenas a passar no vestibular e depois na tão temida prova da OAB (Ordem dos Advogados), mas também para se manter atualizado e em destaque diante da concorrência. “É um mercado que exige ética, comprometimento, e as portas sempre estão abertas para os bons profissionais”, afirma o presidente da Comissão do Exame da Ordem, Alceu Pinto. Tantas opções fizeram com que o curso de direito da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) ficasse em 5º lugar no ano passado entre os mais concorridos.
Assista ao depoimento em vídeo do advogado Andrey Sousa
De acordo com o advogado Andrey Sousa, que tem um escritório no Centro de Florianópolis, e também atua como professor em uma universidade privada, diante de tantas opções profissionais é preciso experimentar e colocar em prática o conhecimento adquirido na faculdade. “É muito comum você se espelhar nas pessoas, e as referências acabam interferindo na decisão. O direito é uma área que oferece estágios, por isso é importante que o estudante aproveite para aprender na prática e ver qual área mais se identifica. São coisas que você não vai entender com os livros, mas na vivência mesmo”, conta Andrey.
Para ele, o fato do curso de direito figurar na lista dos mais concorridos da Universidade Federal, não se deve a uma questão financeira, mas sim, por causa das opções oferecidas. Mas, ele avisa quem escolhe esse curso terá muitos desafios e precisará estudar muito. “O grande segredo é gostar do que faz, e a faculdade é apenas o início. No caso de quem seguir a carreira de advogado é preciso saber que trabalhamos como missão. Não temos rotina. Temos prazos para cumprir”, afirma. A rotina, de acordo com o profissional está na missão, não no horário.
Quer se inscrever no vestibular da UFSC?
Bruno Ropelato/ND
O advogado Andrey Sousa lembra que na sua profissão, há muitos prazos a cumprir e não existe rotina
Salário médio: R$ 4.675,19
Número de candidatos à vaga no vestibular da UFSC em 2014: 25,47
Áreas de atuação: Setor privado e público. Pode atuar como advogado liberal, juiz, promotor, assessor jurídico ou até mesmo dar aulas.
Leia a série completa sobre profissões mais concorridas na UFSC em: www.ndonline.com.br
Информация по комментариям в разработке