Gastronomia regional: bolo de arroz da Dona Fiuca da Cidade de Goiás

Описание к видео Gastronomia regional: bolo de arroz da Dona Fiuca da Cidade de Goiás

Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Pirenópolis.
Diretora Profª Esp. Nadja Naira Alcântara.
Coordenador do Curso Tecnológico em Gastronomia Professor Esp. Vanderlei Alcântara Sobrinho.
Coordenador Adjunto de Extensão Prof. Me. Ricardo Wobeto.

Coordenadora do Projeto: Profª Dra. Maria Cristina Bonetti.

Este vídeo é parte da pesquisa do Projeto de Extensão “Gastronomia Regional: História e Memória de Pirenópolis e seus Povoados”, o qual visa publicizar a Gastronomia Goiana e de Pirenópolis. Essa gastronomia está relacionada à História Regional e seus desafios na contemporaneidade. Esses desafios, neste novo século, nos levam a pensar e discutir a partir das novas tecnologias que muito influenciam os conceitos básicos que orientaram a Culinária e Historiografia Goiana desde a chegada dos primeiros colonizadores até a atualidade.

A culinária goiana, que teve início com as ‘goyazes’, é uma amalgamação dos alimentos das três culturas que formaram o povo brasileiro. No início só existiam os tubérculos, alguns cereais e frutos nativos, que eram utilizados pelos indígenas do Cerrado. Com a criatividade e competência das cozinheiras do “povo do lugar” o ”Bolo de Arroz” tornou-se um alimento tradicional da Cidade de Goiás.

O arroz foi plantado pelos primeiros bandeirantes. Eles o cultivavam nas roças por onde permaneciam por mais tempo. Em Goiás não existia farinha de trigo para fazer o pão que os portugueses estavam acostumados a comer. A alternativa foi utilizar o arroz com o propósito de fazer um alimento para a primeira refeição do dia. Em Lisboa, o bolo de arroz é comum em alguns estabelecimentos que vendem café da manhã. Nas minhas pesquisas, reconheço que o bolo de arroz foi uma adaptação que as mulheres goianas fizeram para suprir o pão de farinha de trigo. Na cidade de Goiás, é tradição ter bolo de arroz no café da manhã. Também, devido à escassez de trabalho e remuneração, muitas mulheres faziam “Bolo de Arroz” para melhorar a renda da família.

Após separar os ingredientes, que devem seguir a regra da cozinheira, iniciamos o processo de efetivação da receita. Por sua vez, em relação aos ingredientes, Dona Fiuca é bem exigente. Ela só aceita o Fubá de Arroz da venda do Lobo (conforme aparece no vídeo). O ovo deve ser caipira e o leite de fazenda. Não esquecendo que o pó Royal necessita ser o original.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке