Link do vídeo do Autoconhecimento: • Autoconhecimento: como conhecer a si mesmo?
Link do vídeo dos Dois Irmãos: • Reserva de Emergência
Depois de organizar sua vida financeira e montar sua reserva, você está preparado para seguir para O PRÓXIMO NÍVEL da construção do SEU patrimônio. Mas agora precisamos entender um pouco mais sobre você: Que tipo de investidor VOCÊ É?
Existem quase que infinitas possibilidades de montar seu patrimônio e COM CERTEZA vai ter uma que se encaixa no seu PERFIL de RISCO. Sabe o que é isso?
Basicamente, o PERFIL DE RISCO mostra o quanto você lida bem com o risco. Você pode ter completa aversão, não aceitando nenhum tipo de investimento que possa te fazer perder de alguma forma, ou mesmo pode ser aquele perfil mais arrojado, que sente até certo prazer em arriscar.
É EXTREMAMENTE aconselhável que você SE CONHEÇA para escolher aqueles investimentos que vão DE ACORDO com o seu apetite para o risco. Se você não fizer isso, corre o sério risco de ter MUITOS prejuízos durante a construção do seu patrimônio. E isso é o que a gente MAIS QUER evitar, certo?
Vou te dar um exemplo de COMO isso pode acontecer. Imagine que você é um investidor conservador, tendo investido a vinda inteira na poupança. Você não é tão especialista em investimentos assim, então não faz a análise do rendimento líquido da poupança, digo, o rendimento DESCONTADO da inflação. Sendo assim, você nunca viu, de fato, valores negativos quando abre a sua conta.
Se, neste caso, você decida encarar algum tipo de renda-variável, como investir em ações, por exemplo, pode se desesperar na primeira queda acentuada, vendendo tudo lá no fundo. Se fizer isso, provavelmente vai tomar trauma do mercado variável e vai se apegar ainda mais na poupança, por mais que dois meses depois os preços já tenham se recuperado e SUPERADO o patamar que você comprou.
Bem, dito isso, EU acredito que o Perfil de Risco é uma habilidade que, como todas as outras, pode ser DESENVOLVIDA.
Um perfil conservador, em tese, SEMPRE conseguirá retornos menores do que um perfil mais agressivo no LONGO PRAZO. A questão é que o conservador não vai passar por épocas inteiras vendo seu patrimônio se desvalorizar, como acontece com os perfis mais arrojados.
O rendimento superior alcançado pelos investidores arrojados é a CONSEQUÊNCIA do risco que eles correram. Isso mesmo! O RISCO REMUNERA o investidor. E olha que essa regra não é válida apenas nos investimentos, hein?
É como diz o Tio Rico: MUITO RISCO, POUCO EGO. Mas essa frase pode ser mais profunda do que parece, então vou fazer um vídeo só pra ela.
Mas ó, não se empolgue demais: existe TANTO o risco de algo dar certo, quanto o de dar errado. Por isso a importância de DIVERSIFICAR os seus investimentos, ou mesmo sua carreira, tendo um Plano B. Mas relaxa, vamos DETALHAR esses assuntos em outros vídeos.
“mas como consigo descobrir QUAL TIPO de perfil de risco eu tenho?”, você pode estar se perguntando. Olha, isso é algo BEM pessoal, mas as corretoras costumam traçar isso através de algumas perguntas. Por exemplo:
I- Qual é o seu nível de conhecimento sobre investimentos? Normalmente, quanto mais conhecimento você possui, mais tendência tem de caminhar para o lado mais agressivo;
II- Quais investimentos você já possui ou possuiu? Se você responder poupança, ou Títulos de Renda Fixa, vai tender ao conservador, se já investiu em ações, caminha para o agressivo;
III- Por quanto tempo você planeja deixar seu dinheiro investido: Quanto menor o tempo, mais conservador é. O resultado de um perfil agressivo é colhido no LONGO PRAZO (quando falo longo prazo, quero dizer LONGO PRAZO MESMO: de preferência a VIDA TODA. Você pode até me perguntar: mas quando vou colher os frutos dos meus investimentos? Mas essa é uma pergunta pra outro vídeo já sabe, né? Me lembra aí nos comentários);
IV- Como você descreveria sua tolerância ao risco? Normalmente elas dão algum valor, tipo: “ah, pra mim perder até 10% dá, mais do que isso não”, ou “olha, posso perder 80% ou mais que tô tranquilo... sei que no longo prazo a coisa vai pra cima!”. É claro que quanto maior sua tolerância ao risco, mais agressivo é o seu perfil.
Pronto, com algo mais ou menos parecido com isso, eles já traçam seu perfil.
Além disso, é natural que seu perfil de risco mude com o tempo. Por exemplo, quando você está no início da construção do seu patrimônio, você pode estar disposto a enfrentar mais riscos para multiplicar seu patrimônio.
Mas existem aqueles que, quando chegam no patamar financeiro desejado, querem só curtir, garantindo que seu patrimônio permanecerá daquele nível pro resto da vida.
Até mais!
Athos Carlos
Instagram: @athoscarlos
LinkedIn: / athoscarlos
Информация по комментариям в разработке