Conferência de abertura do seminário Utopia 500 anos realizada no Sesc Vila Mariana, em abril de 2016. A palestra "A utopia como prática transformadora da realidade" foi ministrada por Gregory Claeys, autor de "Utopia: a história de uma ideia".
O evento realizado pelo Sesc em parceria com o People’s Palace Project, instituição de arte independente inglesa e sem fins lucrativos voltada a projetos comunitários de caráter social, com apoio do British Council, organização britânica para educação e relações culturais, e do Queen Mary - University of London, apresentou um conjunto de discussões inspiradas no clássico livro "Utopia", do escritor inglês Thomas More, com o objetivo de desvelar o contexto histórico de origem dos conceitos e do pensamento do autor, assim como perspectivas de análises contemporâneas relacionadas aos múltiplos sentidos do termo utopia.
O encontro contou com a participação de Gregory Claeys, Jerry Brotton, Joad Raymond, Paul Heritage, Adauto Novais, Bia Lessa, Danilo Cymrot, Eduardo Suplicy, Edson Passetti, Flora Sussekind, Gersem Baniwa, Lygia da Veiga Pereira, Marcus Faustini, Mércio Pereira Gomes, Muniz Sodré, Orlando Zaccone, Renato Sztutman e Ronaldo Lemos.
Gregory Claeys
Professor de História do Pensamento Político no Royal Holloway, da Universidade de Londres. É o autor de "Utopia: a história de uma ideia" (Edições Sesc, 2013). Editou The Cambridge Companion to Utopian Literature (Cambridge University Press, 2010), é o editor das séries "Palgrave Studies in Utopianism" (Palgrave-Macmillan) e o coordenador do projeto "Utopolis" de bibliografia, tradução e republicação.
• 01:36 Início da fala de Danilo Santos de Miranda
• 12:02 Início da fala de Paul Heritage
• 22:58 Início da fala de Martim Dowl
• 34:01 Início da fala de Gregory Claeys
Информация по комментариям в разработке