POR AMOR | ANTES E DEPOIS | NOVELAS DA GLOBO

Описание к видео POR AMOR | ANTES E DEPOIS | NOVELAS DA GLOBO

DEIXE UM LIKE E INSCREVA-SE NO CANAL!
Por Amor é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo em seu horário das oito de 13 de outubro de 1997 e 22 de maio de 1998, substituindo A Indomada e sendo substituída por Torre de Babel, totalizando 190 capítulos.[1] Foi a 55ª "novela das oito" exibida pela emissora. Escrita por Manoel Carlos, com a colaboração de Maria Carolina, Vinícius Vianna e Letícia Dornelles; dirigida por Roberto Naar, Alexandre Avancini, Ary Coslov e Edson Spinello, direção-geral de Roberto Naar e Ricardo Waddington, e direção de núcleo de Paulo Ubiratan, diretor que faleceu durante a novela.[1]

Contou com Regina Duarte, Gabriela Duarte, Antônio Fagundes, Fábio Assunção, Carolina Ferraz, Eduardo Moscovis, Vivianne Pasmanter e Susana Vieira nos papéis principais.

Enredo:
Helena é mais do que mãe: é a verdadeira amiga da filha Maria Eduarda, e faz de tudo para que ela aceite e ajude o pai alcoólatra, Orestes, de quem é separada. Mas Eduarda só tem olhos para o seu grande amor, Marcelo. O rapaz sofre com a perseguição da ex-namorada, Laura, inconformada por haver sido trocada por Eduarda. Ela é cruel, invejosa, egoísta e desequilibrada, fará de tudo para destruir a vida do casal e dará o golpe da barriga para se vingar de Marcelo.

A mãe de Marcelo, Branca Letícia, também não gostou da escolha do filho, pois detesta Helena, que é simples demais para ela. Branca é uma mulher de personalidade forte, que adora manipular a vida alheia. Ela é dominadora, esnobe e muito má. Tem adoração pelo filho Marcelo, mas despreza os outros dois por não terem ambição na vida: A moderna e bela jovem Milena e o super tímido e atrapalhado Leonardo.

Milena tem um romance com o piloto de helicóptero Fernando Gonzaga (Nando), mas Branca faz praticamente de tudo para separá-los. Com a ajuda de Fausto (funcionário da empresa de helicóptero onde Nando trabalha), ela consegue armar para que o piloto seja preso com drogas. Porém, Fernando é solto pouco tempo depois.

Branca controla até a vida da amiga Isabel, que tem um caso com Atílio, um homem que está à procura de um grande amor. Branca, na verdade, é apaixonada por Atílio há muito tempo, mas nunca conseguiu se expressar e nem falar que gosta de ninguém. Ela fica transtornada ao descobrir que ele apaixonou-se por Helena, mãe de Eduarda. Ela se revolta e se culpa muito por jamais ter conseguido ter coragem de se declarar por mais de 20 anos e agora planeja destruir a felicidade dos dois. Após um breve romance, e para o desgosto de Branca e Isabel, Helena e Atílio se casam, numa linda cerimônia.

Mãe e filha engravidam na mesma época e dão à luz no mesmo dia, hora e hospital, sob os cuidados do jovem médico César, um eterno apaixonado por Eduarda. O filho de Helena nasce grande e saudável, mesmo ela tendo mais de 40 anos de idade. Eduarda, com menos de 30 anos, tem sérias complicações no parto e seu filho morre horas depois de uma morte súbita. Para complicar a situação da moça, ela nunca mais poderá ser mãe, pois teve que retirar o útero por diversas hemorragias que sofreu.

Desesperada em evitar esse duro golpe para a filha, Helena mostra que amor de mãe vai além de tudo e ela troca sua felicidade pela da filha e decide trocar os bebês, implorando a ajuda de César. Ela diz para o médico: "Vamos trocar os bebês!". Embora relutante com a ideia, César acaba por ceder e consente a troca, culpa que ele vai carregar por toda a trama. Assim sendo, Eduarda cria o meio-irmão pensando ser seu próprio filho, enquanto Atílio sofre por pensar que seu filho com Helena morreu ao nascer. César é a única pessoa que sabe desse segredo, o qual concordou pelo mesmo objetivo que Helena: Evitar o sofrimento de Eduarda. Quem mais padece, contudo, é Helena, que é obrigada a tratar o filho como neto e ainda vê o seu relacionamento com Atílio desmoronar, apesar do grande amor que os une. Ela escreve todos os acontecimentos de sua vida em um diário e é nele que está a revelação do grande segredo que Helena carrega consigo. E é acidentalmente lendo-o que Eduarda, chocada, descobre toda a verdade, ficando revoltada e toda sua vida vira um inferno.

No fim Branca vive sozinha abandonada pela família. Laura voa em um helicóptero pilotado por Nando, enteado de Orestes, e a aeronave sofre um acidente na água. O piloto sobrevive, mas Laura não é encontrada. Nando vai parar no hospital com ferimentos leves, e acaba ficando com Milena. Marcelo e Eduarda ficam juntos. Atilio decide ir embora, depois de descobrir a verdade sobre Helena e Eduarda. Na cena final, Marcelinho dá seus primeiros passos junto com Eduarda e Marcelo e depois corre para Helena e Atilio, reconciliados.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке