Neste terceiro episódio, acompanhamos o trabalho minucioso do Grupo de Pesquisa e Conservação da Arara-Azul-de-Lear. Os pesquisadores enfrentaram o desafio de realizar um rapel em um paredão de mais de 80 metros de altura, conhecido como Grota da Toca. Este cenário impressionante, repleto de caatinga exuberante, é um dos lugares mais belos que já conheci! A ação foi realizada com o objetivo de localizar a cavidade no paredão onde as araras se reproduziram. Assim, no próximo ano, quando elas retornarem para nidificar, a equipe poderá monitorar os filhotes, marcar os indivíduos nascidos e coletar amostras de sangue para estudos genéticos. Todo esse trabalho é realizado em benefício da conservação da espécie.
Este local foi escolhido pelas araras nascidas na Fundação Loro Parque, nas Ilhas Canárias, na Espanha, para nidificar e criar seus filhotes no ano passado, após serem reintroduzidas nas proximidades. Esse fato histórico comprova o sucesso do projeto, pois aves nascidas em outro continente escolheram uma antiga área reprodutiva da espécie. Isso reflete a expressão do DNA selvagem das araras e reforça que, quando os protocolos corretos são seguidos, é plenamente possível reintegrar esses animais à natureza.
Além disso, o sucesso deste projeto ressalta a importância do trabalho em equipe e das parcerias científicas. O trabalho ex situ, conduzido pela Fundação Loro Parque, reabilita, mantém e reproduz a espécie, enviando filhotes para o programa de revigoramento genético em vida livre. Por outro lado, o trabalho extraordinário realizado em campo inclui o treinamento pré-soltura, o monitoramento pós-soltura e a coleta de dados científicos. Essas frentes de atuação, unidas, convergem para resultados concretos e promissores para a conservação da espécie.
Foram mais de 20 dias de imersão na caatinga baiana, acompanhando este trabalho inspirador e observando a dedicação incansável dos pesquisadores no Boqueirão da Onça, em prol da preservação da arara-azul-de-lear.
Encerramos nossa jornada nesta região com um emocionante adeus a parte da equipe, que permanece no Cercadinho, monitorando as araras na área. Seguimos, então, para Canudos, onde acompanharemos o trabalho de monitoramento das araras-azuis-de-lear no Raso da Catarina e na Estação Ecológica de Canudos, sob a gestão da Fundação Biodiversitas.
Um projeto de tamanha magnitude e sucesso, como o da arara-azul-de-lear, só é possível graças à parceria entre diversas instituições e pessoas comprometidas. Aqui estão todos os parceiros que acreditaram nesta iniciativa e contribuíram para fazer a diferença na conservação da espécie. Parabéns a todos por esse trabalho inspirador!
Grupo de Pesquisa e Conservação da Arara-azul-de-lear: @projetoararaazuldelear
Enel Green Power Brasil: @enelbrasil
Voltalia: @voltalia
BluestOne Brasil: @bluestonebrasil
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): @capes_oficial
CECFau (Centro de Pesquisa e Conservação de Fauna Silvestre da Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo): @faunasilvestre_sp
Cemafauna Caatinga (Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga): @cemafauna
CEMAVE/ICMBio: @icmbio.cemave
Criadouro Científico para Fins de Conservação Fazenda Cachoeira: @criadourofazendacachoeira
Cristina Dénes Arquitetura
Estación Biológica de Doñana: @ebdonana
FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo): @agenciafapesp
FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade): funbio_brasil
Fundação Biodiversitas: @fundacaobiodiversitas
ICMBio Paulo Afonso: @icmbiopauloafonso
INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia): @inemabahia
Instituto Arara-Azul: @institutoararaazuloficial
Instituto Espaço Silvestre: @espacosilvestre
Laboratório de Ecologia do Movimento (Eco Move)
LATAM Airlines Brasil: @latambrasil
Loro Parque Fundación: @loroparque_fundacion
Loro Vet Consultoria: @lorovetconsultoria
Max Planck Institute of Animal Behavior: @maxplanckgesellschaft
MZUSP (Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo: @museu_zoologia
NITRO Histórias Visuais: @nitro_historiasvisuais
Programa de Resgate da Arara-azul-de-lear: @resgate_arara_azul_de_lear
Síntese Serviços Veterinários: @sinteseservicosveterinarios
Stiftung Artenschutz Species Conservation Foundation
UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas): @unicamp.oficial
USP (Universidade de São Paulo): @usp.oficial
Qualis Consultoria Ambiental Ltda.
Zoo SP (Zoológico de São Paulo): @zoosaopaulo
Zoo Praha: @zoopraha
Der Grune Zoo Wuppertal: @dergruenezoowuppertal
#Araraazuldelear #LearsMacaw #EsperançaAzul #Conservation #Conservancy #ParrotsofInstagram #Parrots #ProjetoAraraazuldelear #Caatinga #CaatingaSertão #CaatingaBrasil #Birding #EndangeredSpecies
Информация по комментариям в разработке