Automutilação na Adolescência | Psicanálise com Rinalda Duarte

Описание к видео Automutilação na Adolescência | Psicanálise com Rinalda Duarte

Para mais informações do seminário sobre Automutilação na adolescência: A teoria e a clínica na Psicanálise, ministrado pela Me. Rinalda Duarte, acesse:
https://www.institutoespe.com.br/auto...

___________________________________________________________________________

Para Freud a adolescência é um tempo de intenso trabalho psíquico. Tempo que se reedita o Complexo Edípico. Que não se cabe mais na infância, perda do corpo infantil e entrada em outro registro corporal.

​ A experiência do desprendimento da autoridade dos pais, e o luto de seu lugar narcísico, situa a adolescência num tempo desterritorializado. Freud em 1905 descreve esse processo como o da construção de um túnel, cavando pelos dois lados, nem sempre em linha reta. Refletiremos o quanto uma ajuda externa, um escuta- dor pode ser decisivo para o adolescente que se sente perdido na escuridão do túnel entre os dois lados - futuro e passado.​

Vamos trabalhar os desafios da construção do novo corpo e seus impasses intersubjetivos, que tem relação com a partilha desse corpo com outro, essa fronteira eu outro. Ainda claudicante em seus recursos psíquicos simbolizantes para enfrentar a angústia avassaladora que todo esse processo provoca. O adolescente pode lançar mão da prática de automutilação, como uma tentativa de contenção dessa angústia. Um ato que tenta atar, contornar a dor psíquica e localizá-la em algum lugar no corpo que possa silenciar o que o invade.

Como pode se apresentar a automutilação no despertar da adolescência?

Automutilação para a clínica psicanalítica é pensado com um sintoma que visa com seu ato de se cortar brecar a angústia. Não será a automutilação uma tentativa de viver, ainda que de forma desestruturada?

Aula aberta ministrada pela psicanalista Rinalda de Oliveira Duarte, estre em Psicologia Clínica (PUC-SP) e Especialista em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise (USP).

Комментарии

Информация по комментариям в разработке