colando cavalete

Описание к видео colando cavalete

Estão prontos!?
Hoje vou mostrar como faço para colar cavalete, seja de cavaquinho, violão, viola...
Vamos lá!
Você sabia que originalmente o cavalete foi pensado para ser uma peça removível do tampo? Antigamente e ainda hoje em alguns instrumentos artesanais de alto nível, o acabamento do tampo é feito a partir de um verniz chamado goma-laca, que quando desgasta pode ser retocado no tampo, mas para isso o cavalete deve ser retirado e isso é feito com um tipo de cola de origem animal que o homem utiliza desde os primórdios da marcenaria, sendo encontrado vestígios em algumas peças de madeira dentro de pirâmides do Egito antigo.
O processo consiste em limpar a cola velha de ambos os lados (cavalete e instrumento). No caso desse instrumento a cola não foi espalhada uniformemente, e o processo de ancoragem não foi bem sucedido ...
E vc, sabe o que é ancoragem da cola?
Ancoragem ou resistência à tração, é a força que a união das peças coladas exercem entre si.
Cada tipo de cola tem seu fator de ancoragem e precisamos saber se essa ou aquela tem a característica adequada àquela área de colagem. Você acha mais adequado colar, parafusar ou os dois? Escreva nos comentários.
Então temos o seguinte: as cordas fazem tração sobre as duas extremidades, a tarracha e o cavalete. Quando afinamos o instrumento, o cavalete, bem como a estrutura do tampo, deverá suportar essa pressão. A área de contato do cavalete é pensada dentre outras funções, a distribuir a tensão da tração das cordas na afinação.
Abrindo um parênteses esse cavalete teve um pedacinho do canto que foi preenchido com pó de lixa do próprio cavalete e uma gota de cianocrilato para preenchimento de superfície para dar acabamento.
Estando limpa a cola do cavalete, o próximo passo é nivelar o mesmo; eu o faço da seguinte forma : com um lápis, marco toda a sua superfície e com o taco de lixa nivelo o cavalete para que tenhamos o máximo de contato com o tampo.
Em seguida, isolamos a área do tampo com fita e começamos também o trabalho, tanto de limpeza quanto de nivelamento para que toda a área de contato do cavalete esteja completamente apoiada, garantindo assim a melhor ancoragem e consequentemente a melhor transmissão de vibração, o som do instrumento!!!!!
Terminada a limpeza da cola de ambas as partes, cavalete e tampo, vamos posicionar o cavalete exatamente na posição correta e fixar alguns taruguinhos de madeira no entorno do cavalete para que o mesmo não escorregue durante a prensagem dele no tampo. Colocamos também um calço embaixo da área do cavalete para que a colagem tenha uma pressão uniforme, não permitindo que a ferramenta de aperto esmague um único ponto e restrinja a colagem penas aquela região.

Passando a cola:
Finalmente é chegada a hora em que o cavalete receberá a cola para efetuarmos a colagem no instrumento. Aplicamos a cola em um dos lados da área de colagem que no nosso caso será no cavalete. Escolha uma cola de madeira de boa qualidade e que depois de sêca não fique plastificada ou emborrachada. Pode-se limpar as bordas da peça que vai receber a cola de modo a emoldurar para que facilite o processo de limpeza do excesso de cola depois da prensagem.
Prensando:

Temos duas formas de se aplicar pressão sobre o cavalete do instrumento; através de grampos que podem ser fabricados em metal ou mesmo em madeira; ou ainda através de sistema de vácuo, no qual é preciso algumas observações; o cavalete deverá ter finalizado seu acabamento, que poderá ser encerado, ou mesmo envernizado, muito bem lixado e sem cantos vivos ou vincos proeminentes, para não cortar ou furar a membrana da câmara de vácuo. Deve se deixar prensado no mínimo o tempo indicado pelo fabricante da cola, retirar a peça do vácuo e limpar antes da bomba de vácuo sugar toda a umidade da cola para evitar manchas . Caso vc produza instrumentos, uma alternativa é deixar sob o vácuo pelo tempo mínimo de secagem e completar esse tempo com os grampos enquanto termina o processo de colagem da peça.
Bem espero ter te ajudado; caso eu mereça, dê seu joinha, compartilhe com amigos, qualquer dúvida ou sugestões escreva nos comentários que tipo de vídeo que vc gostaria de ver;Ah já ia esquecendo, inscreva_se no canal e ative o sininho para receber notificações... agora, fique à vontade enquanto limpo minha oficina! Vamos nos falando, até.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке