Video made by this channel, including photos from the album, exclusive and unpublished photos of the group, rare press and ticket photos from the time that TAXI played with The Clash (channel owner's personal archives) and youtube subtitles with the history of the group. In the description, biography of TAXI.
Vídeo feito por este canal, incluindo fotos do disco, fotos exclusivas e inéditas do grupo, fotos raras de imprensa e de bilhete em que os TAXI tocaram com The Clash (arquivo pessoal do dono do canal) e legendas do youtube com a história do grupo. Na descrição, biografia de TAXI.
Um dos 10 temas de sucesso do álbum de estreia do TAXI, trabalho que conquistou o 1º disco de ouro do Rock Português. A edição foi realizada pela Polygram em 1981 e a produção realizada por António Pinho.
Os Taxi nascem no Porto em 1979, ainda como Pesquisa, numa formação que incluía João Grande (voz), Henrique Oliveira (guitarra), Rodrigo Freitas (bateria) e Rui Taborda (baixo). Absorvendo a influência musical Pós-Punk, New Wave e Ska dos Police, compunham e interpretavam temas originais cantados em inglês, situação que se alteraria quando em Fevereiro de 1981, num dos seus concertos, são "descobertos" por dois elementos da editora Polygram durante um concerto no Colégio Alemão do Porto, que imediatamente os convidam a gravar um álbum. Para a gravação desse álbum, é-lhes colocada a condição de cantarem em português os temas originais até aí cantados em inglês.
Anos 80
O álbum "Taxi" incluía temas como "Chiclete", "Tv-Wc", "Taxi", “Vida de Cão” e "Lei da Selva", entre outros. Foi o "primeiro Disco de Ouro do Rock Português", porque "Ar de Rock" de Rui Veloso, apesar de editado antes, não tinha ainda atingido este galardão.
A apresentação do álbum ocorreu em Cascais, em Maio de 1981, aquando da primeira parte do espetáculo dos britânicos The Clash.
Em 1982, depois de um ano repleto de concertos, é editado o álbum "Cairo", cuja capa, inovadora para a época, era uma lata em formato circular. Este novo trabalho incluía temas como "Cairo", "O Fio da Navalha" e "1, 2, Esqº. Dtº.". Atingiu o galardão de Prata (mais de 15.000 unidades vendidas) três dias após o seu lançamento, sendo-lhe atribuído, dias depois, o Disco de Ouro. Foi considerado pelo jornal Público como um dos melhores discos de sempre da música portuguesa.
Um ano depois é editado "Salutz", álbum que incluía o tema "Sing Sing Club" também lançado em formato Maxi-Single. Este álbum não obtém o sucesso dos seus predecessores. A apresentação deste novo trabalho é realizada em Lisboa, no estádio do Restelo, aquando da primeira parte do concerto de Rod Stewart.
Já em 1985 é editado o single "Sozinho / In The Twinkling Of An Eye" que foi gravado em Hamburgo, na Alemanha. Dois anos depois, os Taxi regressam de novo a estúdio para gravar «The Night», um álbum totalmente cantado em inglês.
Anos 2000
Mantendo a formação de sempre, os Taxi regressam aos palcos em 2007 e dão concertos em duas queimas da fitas (Coimbra e Porto). No ano seguinte reúnem-se novamente para participarem no Festival Roma Mega Rock e em dois concertos nas Queima das Fitas do Porto e Braga.
Em 2005 é editada uma nova compilação "O Céu Pode Esperar" onde, para além dos seus êxitos de sempre, foi incluída uma versão ao vivo do tema "O Fio da Navalha" (tema este gravado no concerto que a banda deu em 2003 na cidade do Braga), uma nova versão do tema “Sozinho” e o inédito "O Céu Pode Esperar".
Em 2006, aceitam regressar aos palcos participando no espectáculo comemorativo dos 25 anos do programa Febre de Sábado de Manhã de Júlio Isidro. Nesse mesmo ano dão concertos na Casa da Música do Porto, no Festival Porto Soundz (Porto) e no Festival de Vilar de Mouros.
Em 2009 os Taxi anunciam durante a participação num programa da RTP1 ("A Minha Geração", apresentação por Catarina Furtado), a edição do seu novo trabalho discográfico para Maio de 2009. O disco "Amanhã" é apresentado no Coliseu do Porto a 5 de Junho de 2009). Dão também um mini concerto integrado na iniciativa da rádio RFM "Rock in Office".
2017-presente
Os Taxi voltam ao estúdio e à estrada, agora apenas com João Grande e Rui Taborda da formação original, e lançam o single de estreia "Reality Show" que alcança em apenas uma semana mais de 100.000 visualizações no Facebook, e também a música "Última Sessão" estando em preparação um novo álbum de originais.
Com a nova formação, os Taxi, para além dos fundadores João Grande (voz) e Rui Taborda (baixo), contam ainda com Ricardo Cavalera (guitarra), Nelson Funky (guitarra) e Hugo Pereira (bateria). Esta situação motivou um processo judicial dos restantes músicos fundadores, mas entretanto existiu um acordo entre as partes.
Queres conhecer melhor a história dos TAXI? Entrevista no nosso canal com João Grande:
• Bookstage Live Streaming com João Grande
Информация по комментариям в разработке