Cálculo da relação de transmissão de sistemas

Описание к видео Cálculo da relação de transmissão de sistemas

Nessa videoaula o prof. William aborda o conceito de relação de transmissão.

Essa aula na verdade é uma continuação da aula apresentada em    • Transmissão por polias e correias e d...   . Para as pessoas que estão assistindo a playlist de Elementos de Máquinas 1, essa aula é uma continuação da aula do link.

Para quem está assistindo essa videoaula na playlist de Elementos de Máquinas 2, a aula especificada no link não consta na playlist. De tal sorte que quem tiver interesse em entender como exercício foi resolvido, deve consultar a aula do link.

A relação de transmissão é determinada em função da relação das rotações entre o eixo de entrada e o de saída de um sistema de transmissão de potência. A relação de transmissão tipicamente é expressa na forma genérica de i=X:Y. Nessa notação o número X se refere à taxa de rotações do eixo de entrada para cada Y rotações do eixo de saída.

O diagrama de velocidades do sistema de transmissão de potência da aula anterior é usado como pano de fundo para o cálculo da relação de transmissão.

Breves comentários são feitos sobre o trambulador, que é o mecanismo responsável por realizar a troca de marchas em câmbios automotivos. Como nesse desenho técnico esse dispositivo não é detalhado, recomenda-se que sejam feitas pesquisas adicionais sobre o trambulador.

Um variador de velocidades de estágio único, composto apenas por engrenagens cilíndricas de dentes retos (ECDR), é utilizado para explicar como a diferença geométrica, existente entre pinhão e coroa, influencia a rotação e o torque de entrada e saída, em função de onde o motor elétrico é conectado. Exemplos numéricos são apresentados para fundamentar as diferenças de rotação e torque no eixo de saída.

Um variador de velocidades, com 3 estágios, sendo dois compostos por ECDRs e o terceiro por engrenagens cônicas, é conectado a motor elétrico de 1800 rpm e tem seu diagrama de velocidades confeccionado. O resultado é comparado com o sistema de transmissão de potência do vídeo anterior, uma vez que o motor é o mesmo, e as relação de transmissão entre pares engrenados é da mesma ordem de grandeza.

O rendimento de componentes mecânicos usados em sistemas de transmissão é brevemente discutido.

Por fim a notação de relação de transmissão, tipicamente usada em caixas automotivas de conversão de torque de uso, é explicada na transmissão do veículo Lamborghini Aventador.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке