Quando a Queda de Cabelo é Sinal de Um Problema de Saúde? – Dr. Paulo Müller Dermatologista.

Описание к видео Quando a Queda de Cabelo é Sinal de Um Problema de Saúde? – Dr. Paulo Müller Dermatologista.

Neste vídeo, o Dr. Paulo fala sobre quando a Queda de Cabelo pode ser Sinal de um Problema de Saúde mais Grave.

A Queda de Cabelo, geralmente, não é sinal de um problema de saúde mais grave. Mas existem algumas situações que merecem atenção, especialmente quando a queda se manifesta com algum outro problema associado.

Alopecia Androgenética (Calvície Comum).

Nos homens, esse padrão de queda capilar se caracteriza pela formação das entradas e pela perda capilar na região da coroa, e não é indicativo de qualquer problema de saúde, essa queda deve-se simplesmente a uma tendência genética.

Nas mulheres o padrão de queda é diferente, ao invés da formação das entradas e da perda capilar na região da coroa, ela se manifesta com a rarefação e afinamento dos cabelos na região superior do couro cabeludo, e esse queda também se deve a tendência genética.

Porém, quando a mulher tem esse padrão de queda e apresenta outros sintomas, como uma pele muito oleosa, tendência de formação de acne, irregularidade menstrual, ou principalmente, aumento de pelos corporais em áreas caracteristicamente masculinas, podem ser um forte indicativo de problemas hormonais. A causa mais comum nesses casos é a Síndrome dos Ovários Policísticos.


Eflúvio Telógeno.

Esse tipo de queda se caracteriza pelo início repentino, de uma hora para outra a queda capilar começa a aumentar muito, e geralmente tem um elemento desencadeador, porém, muitas vezes não é algo grave.


Uma dieta mais restritiva, alterações da tireoide, anemia, ou uso de medicamentos como antidepressivos ou para pressão alta, podem ser elementos desencadeadores do Eflúvio Telógeno.

Mas quando essa queda repentina começa associada a outras manifestações, como febre, dores articulares, manchas no rosto, o paciente deve se submeter a uma avaliação médica, pois esses sintomas podem ser indicativos de doenças mais graves, como doenças autoimunes (ex. lúpus) e doenças reumatologicas.

Alopecia Areata.
Esse tipo de queda se caracteriza por deixar áreas lisas e circulares no couro cabeludo, mas também pode se manifestar em outras regiões, como na barba, sobrancelhas, e nos pelos corporais.

Trata-se de uma doença autoimune, onde a própria imunidade do corpo ataca a raiz do cabelo, causando a queda, mas ela não é uma manifestação de um problema mais grave de saúde.

Porém, pode ser um indicativo que a pessoa tem uma predisposição para a manifestar outras doenças autoimunes, como o hipotireoidismo, doenças reumatologicas como o lúpus e dermatite atópica por exemplo.

De maneira geral, quando temos um quadro de queda de cabelo, o primeiro passo é fazer uma avaliação com o médico para determinar a causa da sua queda.

Você pode se interessar:
- Nutrição e Queda de Cabelo.
   • Nutrição e Queda de Cabelo – Dr. Paul...  

- Eflúvio Telógeno Crônico.
   • Eflúvio Telógeno Crônico - Queda de C...  

- Alopecia Areata, Novidades no Tratamento.
   • Alopecia Areata, Novidades no Tratame...  


Acompanhe pelo Instagram:
  / drpaulomuller  

Acesse o nosso Site:
http://www.drpaulomuller.com.br/

Importante: antes de iniciar qualquer tratamento, procure avaliação médica.
Médico dermatologista. Londrina – Paraná
__
#quedadecabelo #calvicie #bemestar

Комментарии

Информация по комментариям в разработке