COMO ENVENENAR A LEVADA DE SAMBA UTILIZANDO A TÉCNICA MODERNA?

Описание к видео COMO ENVENENAR A LEVADA DE SAMBA UTILIZANDO A TÉCNICA MODERNA?

Em determinadas situações podemos utilizar a técnica moderna para enriquecer o nosso samba ampliando assim o "repertório" de possibilidades rítmicas.
Já vimos aqui nesse canal que a levada tradicional de samba-choro é uma levada fantástica e insubstituível, parece fácil, mas é cheia de mistérios. Muitas vezes ela é mesmo a levada mais indicada pra resolver a situação e pronto... fim de papo! Mas também há situações que a técnica moderna pode ser muito bem vinda para ampliar as possibilidades do samba, convivendo harmoniosamente com a levada tradicional.
Podemos criar adaptações originais nos inspirando nos muitos subgêneros (como gafieira, samba rock, samba funk, samba enredo, bossa nova, etc) ou nas diversas funções executadas pelos instrumentos contidos na sessão rítmica do samba (repique de anel, tamborim, agogô, caixa, etc).
Essa aula tem uma parte expositiva, em que diversas possibilidades são mostradas e, mais pra frente, uma levada chamada de "samba baterístico" foi selecionada e explicada minuciosamente para vocês.
Muitas vezes ficamos por horas tocando samba sendo o único instrumento de percussão e sentimos necessidade de "colorir" nossas levadas para criar certos contrastes rítmicos. Há outras situações que não somos o único instrumento de percussão e podemos criar um bonito diálogo com os outros instrumentos da sessão rítmica. Essa aula é muito indicada para aqueles pandeiristas interessados em criar movimentos durante as apresentações.

ROTEIRO:
00:00 Abertura/ Demonstração com 4 pandeiros
00:27 Introdução ao Tema
02:02 Plano da Aula
02:50 Demonstração de alternância entre a técnica moderna e a tradicional no samba
03:44 Demonstração de diversas possibilidades de aplicação da técnica moderna no samba
07:05 Introdução ao "Samba Baterístico" (levada selecionada)
08:24 Demonstração de uma situação real: Zé Paulo Becker e Bernardo Aguiar tocam "Samba pro Semente"
09:12 Levada "Samba Baterístico" explicada minuciosamente
13:45 Explicação de como podemos alternar entre o "Samba Baterístico"e a levada tradicional de samba
15:17 Considerações Finais

Комментарии

Информация по комментариям в разработке