Como José Mendes morreu?
José Mendes foi um dos maiores cantores gaúchos de todos os tempos. Ele ficou conhecido por sua voz forte e expressiva, seu estilo autêntico e sua profunda ligaas que se imortalizaram na cultura regionalista do sul do país.
José Mendes Guimarães, nasceu em 20 de abril de 1939, na localidade de Machadinho, no estado do Rio Grande deu nascimento, Machadinho pertencia a cidade de Lagoa Vermelha.
José Mendes era filho de Amancio Mendes da Fonseca Sobrinho e Noemi Ferreira Guimarãva por volta dos 5 anos de idade, eles se separaram, e o cantor acabou indo morar com pais adotivos, na cidade de Santa Terezinha.
Durante a adolescência, José Mendes começou a trabalhar como peão de estância nas fazendas da região. Como peão, enejo do gado, aos cuidados com os cavalos, e a manutenção das instalações das fazendas.
O contato direto com o campo e as tradições do Rio Grande do Sul, despertou no jovem o interesse pela música regional.
Com 14 anos, ele formou sua primeira dupla musical, chamada "Os Irmãoas perspectivas de conseguir algum prestígio pela região, serviu para José Mendes iniciar sua vocação.
Em 1958, já com a dta, o cantor foi prestar o serviço militar, na cidade de Vacaria. Após cumprir um ano de serviço militar obrigatório, ele decide se dedicar exclusivamente à música.
Em 1960, José Mendes forma o trio "Os Seresteiros do Pampa" com Florentino Rezende e Dinarte Silva.
O trio até consegue realizar algumas apresentações pelo nordeste gaúcho, e por algumas cidades catarinenses. Poronstravam que eles conseguiriam gravar um disco ou mesmo fazer shows maiores.
José Mendes, resolve sair do trio musical, e tentar ir em busca de oportunidades mais vantajosas. stados a um amigo , para poder ir até São Paulo tentar gravar um disco.
Chegando na capital Paulista, José Mendes sem conhecer ninguém, acaba indo dormir na rua, e se alimenta basicamente de pão e banana.
Porém, sua força de vontade e perseverança dá resultado, e elravar seu primeiro ntal, usando o nome artístico de Gaúchoe era uma crônica de suas viagens pelo Rio Grande do Sul.
Depois da gravação do disco, ele volta para o Rio Grande do Sul e seorto Alegre, onde se apresentou em diversos programas de rádio e fez amizade com outros artistas gaúchos.
Em 1967, ele gravou seu segundo LP pela Copacabana, usando seu nome verdadeiro. O disco continha a música "Pára Pedca se tornou um grande sucesso nacional e o consagrou como cantor.
A música "Pára Pedro", se tornou um sucesso que nem mesmo seu intérprete podia prever. Através dela, José Mendes, ido em todo o Brasil e até mesmo em outros países.
O LP que continha a música "Para Pedro", vendeu mais deo disco mais vendido do ano, e ele ganhou da TV Gaúcha o "Troféu de Consagração Popular".
No ano seguinte, o cantor lança seu terceiro LP chamado "Não Aperta, Apar do país. Suas idas para o Rio de janeiro, começaram ama do Chacrinha, e participa da coletânea chamada "Carnaval Copacabana", cantando a música "Pedro no Carnaval"
Em 1969, ele inicia sua carreira no cinema participando do filme "Para Pedro". O filme foi um grande sucessmeses em cartaz nos cinemas gaúchos. Além do filme que l sucesso, o cantor particio Aperta Aparício" e "A Morte Não Marca Tempo"
No início da década de les ainda estava com sua popularidade alta, ele foi convidado a desfilar no carnaval carioca, pela Escola deVila Isabel, que tinha como enrredo as "Glórias Gaúchas".
Será em pleno ápice de sua carreira e juventude, que o cantor vai perder a vida.
Em 15 de fevereiro sé Mendes estava viajando em sua caminhonete de outras três pessoas. Ele tinha acabado de fazer um show em um circo na cidade de Pelotase dia entre Rio Grandlém de José Mendes, outras três pessoas que estavam na caminhonete perderam a vida no acidente.
José Mendes, falem decorrência das graves lesões adquiridas no acide4 anos.
O cantor foi sepultado em Porto Alegre, no Cemitério da Irmandade Arcanjo São Miguel.
Durante seu sepultamento, seus amigos e fãs realizaram o artista, cantando suas músicas e fazendo discursos que exaltavam suas qualidades
Em 2004, seus restos mortais foram transladados para o Memorial José Mendes, na localidade de Santa Terezinha, onde ele passou sua infância.
músicas gravadas, que retratam a cultura, a história e as belezas do Rio Grande do Sul. Ele é considerado umivista gaúcha e um dos maiores representantes da arte do Rio Grande do Sul. Ele é sempre homenageado nos Centros de Tradições Gaúchas e em festivais de música regional.
Ele recebeu diversas homenagens póstumas, como o Troféu José Mendes, que premia os melhores da música gaúcha, e o título de Cidadão Honorário do Rio Grande do Sul.
E foi assim que José Mendes morreu!
Se você gostou deixe seu comentário e inscreva-se no canal!!
Até o próximo vídeo !!!!
Mostrar texto das mensagens anteriores
Информация по комментариям в разработке