Links úteis:
1 - Torne-se membro do canal: / @drantoniocascelli
2 - Livro físico “SOS Má circulação e trombose - A chave para um circulação saudável”: https://shre.ink/t4d8
3 - Programa avançado “SOS Má circulação e Trombose”: [www.antoniocascelli.com](http://www.antoniocascelli.com/)
4 - E-book “10 formas práticas de combater a má circulação e evitar a trombose”: https://antoniocascelli.com/ebook
5 - E-Book "Guia Prático de Como Cuidar da Circulação pela Alimentação": https://antoniocascelli.com/circulaca...
6 - Para contribuir com nossos projetos sociais, use esta chave PIX (telefone): 22981171559
É muito comum a queixa de dor nas pernas, mas existem inúmeras causas. Não existe um ÚNICO exame que possa descobrir todas as causas de dor nas pernas. Se fosse tão fácil assim, ninguém mais teria dor nas pernas, era só identificar de imediato e começar a tratar, não é mesmo?
A perna é composta por pele, subcutâneo, músculos, artérias, nervos, ligamentos, articulações, cartilagens, ossos, veias, linfáticos etc. Cada componente deste pode ser acometido por várias doenças, causando dores nas pernas.
O exame que estuda os nervos (eletroneuromiografia) não é o mesmo que avalia os linfáticos (linfocintilografia), assim como o exame que serve para a circulação (ultrassom com Doppler) não é o mesmo que é usado, por exemplo, para os ligamentos (ressonância).
As causas de dor nas pernas podem ser agrupadas em seis grandes grupos:
1 – Circulação: composta por artérias, veias e linfáticos, sendo que cada território pode ser acometido por diversas doenças. Só para citar alguns exemplos, as veias podem virar varizes ou desenvolver uma trombose, as artérias podem ser tornas aneurismáticas ou ser afetadas pela doença aterosclerótica, enquanto os linfáticos podem ser destruídos pelos germes da erisipela, por tumores, filárias ou até mesmo serem formados de forma errada no nascimento (doenças congênitas).
2 – Parte nervosa: neuropatias periféricas causadas ou não pelo diabetes, por carências nutricionais, dor ciática, radiculopatias, estenose de canal medular e doenças desmielinizantes, como escleroses.
3 – Ossos e tendões: bursites, tendinites, osteoporose, fraturas, cirurgias prévias com próteses, pinos e parafusos.
4 – Articulações: desgaste natural (artrose) e artrites, como, por exemplo, causadas pela artrite reumatoide, pelo lúpus eritematoso sistêmico, pelo excesso de ácido úrico (gota) e por infecções bacterianas.
5 – Pele e subcutâneo: infecções por germes da pele, como os estreptococos e os estafilococos, que podem gerar erisipelas e celulites infecciosas, além de fasceíte necrotizante.
6 – Sistêmicas: carências nutricionais, fibromialgia, obesidade, sedentarismo, excesso de atividade física etc.
Uma coisa é fato: DOR NÃO É NORMAL. Dor nenhuma é normal.
Dor é um mecanismo de defesa do nosso corpo, um mecanismo para avisar que algo está errado, está sendo lesivo. Quando se coloca a mão em uma panela quente, imediatamente dói e a pessoa se afasta, assim como alguém pisa em um prego. Portanto, a dor é uma forma que o corpo tem de dizer que algo está o machucando.
Se você tem dor e não sabe a causa, provavelmente é porque ainda não fez o exame certo e que descobriu o motivo que causa suas dores, mas que existe algo errado, isso é um fato, porque dor não é NORMAL. Existem inúmeras causas de dor nas pernas e exames para avaliar cada componente do membro que pode causar dor, os que você fez provavelmente não foram os adequados para descobrir a origem do problema.
Информация по комментариям в разработке