http://andrebona.com.br
↓
« CONTEÚDO »
Olá pessoal, tudo bem? André Bona do Blog de Valor em mais um vídeo no meu canal sobre finanças e investimentos pra você!
Antes de começar o vídeo de hoje, quero lembrar a você de se inscrever no meu canal e também marcar o sininho que tem aqui abaixo para receber as notificações para cada novo vídeo que eu publicar, ok? Isso é uma forma de você me dizer que gosta dos meus conteúdos e com isso eu sempre continuarei dividindo minhas experiências reais do mercado financeiro publicando novos vídeos para você por aqui! Isso é muito importante para mim e para o meu canal!
No vídeo de hoje, eu vou falar sobre alguns custos ocultos que você nunca parou para pensar que mostram que a taxa zero que muitas corretoras divulgam não significa exatamente que elas não recebem nada. Sim, é claro que recebem.
Eu já recebi algumas vezes essa pergunta aqui no canal sobre pessoas que queriam entender qual é o ganho da corretora quanto pratica a taxa zero no tesouro para seus clientes.
Aliás, eu já vi vídeo no Youtube em outros canais, patrocinado por corretora, é claro, explicando que a taxa zero acaba sendo um marketing de entrada para novos clientes e que posteriormente, na medida em que eles vão se relacionando mais com a corretora, então eles vão adquirindo novos produtos e nesses novos produtos a corretora ganha a comissão dela.
Não é bem assim. Mesmo com taxa ZERO, a corretora ganha! E isso de certa forma acaba sendo um custo oculto!
Para entender isso, a primeira coisa que você precisa saber é sobre o float. O que é o float?
O float é aquele dinheiro que fica parado em conta, seja em corretoras ou em bancos e que não remuneram o depositante, mas gera para a instituição uma remuneração equivalente à taxa do CDI.
Isso significa que qualquer dinheiro seu parado numa conta de uma corretora, está gerando receitas para a instituição financeira.
No caso do tesouro, observe que quando você faz a compra de um título, a liquidação ocorre no dia útil seguinte e normalmente você já está com o recurso disponível um dia antes. Ou seja, você está perdendo um dia de CDI e está gerando um dia de CDI para a corretora.
Aí você pode pensar: ah, mas é pouco, um dia de CDI. Beleza. Agora pensa no seguinte: milhares de investidores, clientes de uma corretora depositando e fazendo compras diariamente no tesouro, além do float gerado nos resgates...
Será que é pouco? Isso gera uma espécie de colchão de liquidez permanente que remunera a corretora diariamente!
Eu posso dizer a vocês que sei de casos que o float pode significar aproximadamente 1 a 2% do montante total em investimentos distribuídos que uma corretora possui de todos os cliente somados.
Ou seja, de todo o montante que os investidores possuem, vamos considerar 1,5%, estão sempre ali em trânsito e fazendo esse colchão para a instituição financeira.
Isso significa que uma corretora que tenha, por exemplo 50 bilhões de reais sob custódia, pode ter um float na casa de 750 milhões de reais sempre em caixa, o que significa uma receita mensal, apenas com float, de 6 milhões de reais (considerei aqui um CDI de 0,8% ao mês, mas vai variar conforme o mercado e a taxa selic, é claro). Então apenas o float gera uma receita muito interessante para as corretoras, mesmo que elas cobrem taxa zero no tesouro.
✓
« VEJA EM SEGUIDA »
▶ Assessoria de Investimentos (gratuita) - http://andrebona.com.br/assessoria-de...
▶ Perfil de Investidor (descubra o seu) - http://andrebona.com.br/investidor-co...
▶ Como começar a investir: http://andrebona.com.br/como-comecar-...
▶ Como escolher a sua corretora: http://andrebona.com.br/como-escolher...
« CONVITE »
Para ser convidado para os eventos ao vivo, receber novos conteúdos como esse, ou mesmo para terminar de ver o vídeo mais tarde, (1) acesse agora ao Blog de Valor; e (2) me acompanhe na rede social de sua preferência. É só clicar abaixo:
▶ BLOG - http://andrebona.com.br
▶ PODCAST - / andrebona
▶ FACEBOOK (curtir página) - / blogdevalor
▶ TWITTER (seguir) - / andre_bona
▶ YOUTUBE (inscrever-se) - https://www.youtube.com/user/andrelvb...
Link do vídeo:
Информация по комментариям в разработке