Como todos sabem, a humanidade, nos últimos tempos, está obcecada por Marte.
Mas há um outro planeta interessante ao lado da Terra, o Vênus.
Obviamente, Vênus é um planeta muito quente, coberto por nuvens de enxofre, com temperaturas superiores a 450 graus Celsius e pode até parecer um lugar não muito agradável, para dizer o mínimo.
Mas, não é exagero dizer que Vênus já foi um planeta muito diferente no passado e bem mais parecido com a Terra do que Marte.
É perfeitamente possível que, há muito tempo, tenha existido vida em Vênus!
Aliás, pode ser que existam microorganismos presentes até hoje.
Irmãs da Terra
Inicialmente, vamos voltar a cerca de 4,2 bilhões de anos atrás, quando nosso sistema solar ainda era muito jovem.
Talvez você sequer reconheceria o nosso sistema solar!
Primeiro que o Sol, naquela época, era muito diferente do que é hoje.
Normalmente, estrelas como o Sol aumentam gradualmente o seu tamanho e brilho ao longo do tempo, mas, naquela época, o Sol ainda era bastante escuro e pequeno.
A área onde pode haver água líquida, chamada de zona habitável, era mais próxima do Sol, e o recém-nascido Vênus ficava exatamente nesta área!!
Logo após a sua formação, Vênus teve uma rápida queda na temperatura, seguindo um curso muito semelhante ao da Terra.
Inicialmente, a atmosfera de Vênus estava cheia de dióxido de carbono, que foi gradualmente absorvido pelas camadas de rocha de silicato.
Além disso, dizem que existia água em Vênus!
Os pesquisadores conseguiram confirmar isso graças a uma grande quantidade de dados de pesquisas, como os fornecidos pela missão Vênus Express da Agência Espacial Européia.
Devido à influência da radiação ultravioleta, as moléculas de água se divide em dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio e acabam se dispersando no espaço interestelar.
A nave espacial Vênus Express mediu a quantidade desses átomos e descobriu que o número de átomos de hidrogênio dispersos advindos de Vênus era aproximadamente o dobro do número de átomos de oxigênio.
Isso significa que já existiu uma grande quantidade de água em Vênus.
É muito provável que essa água não cobrisse a superfície do planeta, mas ficasse apenas contida na sua atmosfera.
A modelagem computacional mostrou que a água em Vênus existiu apenas por um curto período de tempo, logo após o seu nascimento, durante os primeiros dias do planeta, quando sua superfície ainda estava derretendo.
Entretanto, esta modelagem não considerou a possibilidade de que a água em Vênus possa ter sido decorrente de impactos de asteróides ou cometas, como aconteceu com a Terra.
Por isso, os especialistas da NASA decidiram realizar uma nova modelagem computacional, para um estudo mais aprofundado.
Para ver como eram as condições de Vênus na época, eles estabeleceram cinco padrões de níveis de água em Vênus e realizaram simulações.
Os resultados mostraram que todos os cinco cenários apresentaram temperaturas estáveis entre 20 e 50 graus Celsius e que estas condições poderiam ser mantidas por aproximadamente três bilhões de anos.
Atualmente
Vamos retomar o foco para o Vênus de hoje.
Bem, é realmente difícil dizer que este é um lugar agradável!
Pois, o efeito estufa elevou ao extremo a temperatura da superfície de Vênus, e a pressão atmosférica é 90 vezes maior do que a do solo.
Mas, se subíssemos um pouco mais alto e entrássemos na atmosfera densa e inacessível?
As densas nuvens de Vênus são formadas de ácido sulfúrico.
Recentemente, foi descoberta uma estrutura única no gás que envolve Vênus.
É uma estrutura que pode ser chamada de parede de nuvens ácidas, com um comprimento de 7500 km.
Além disso, dizem que, embora Vênus demore 243 dias para dar um giro completo, sua atmosfera gira em torno de Vênus em apenas algumas horas.
Isso explica a velocidade de até 500 km/h dos ventos em Vênus.
Ou seja, parece-nos que a atmosfera de Vênus também não é tão agradável, igualmente a sua superfície.
Mas, os pesquisadores não pensam assim.
De acordo com o modelo proposto, os microrganismos conseguem sobreviver na atmosfera de Vênus e de forma bastante confortável!
Algumas bactérias, fungos e archaea da Terra flutuam muito bem no ar, e essas criaturas são separadas do solo pelo fluxo de ar e continuam ativas mesmo que carregadas para atmosfera.
E é possível imaginar esse mesmo cenário em Vênus.
A 40-60 km acima da superfície de Vênus, a pressão atmosférica é apenas uma fração e a temperatura fica entre 0 e 50 graus Celsius.
Teoricamente, pode ter ocorrido de os microorganismos que nasceram na superfície de Vênus ter migrado para a atmosfera com condições mais confortáveis.
No entanto, com o tempo, os microorganismos seriam obrigados a descer, mas morreriam por ficarem expostos ao calor e a uma pressão atmosférica insuportável.
Mas, a realidade é que não seria assim tão simples!
Информация по комментариям в разработке