DIA DE CAMPO: PROVA DE GANHO DE PESO EM SILVANÓPOLIS

Описание к видео DIA DE CAMPO: PROVA DE GANHO DE PESO EM SILVANÓPOLIS

O Senar marcou presença numa Prova de Ganho de Peso de bovinocultura de corte na Fazenda Encontro da Esperança, em Silvanópolis, na região central do estado. A iniciativa, patrocinada pela instituição é da Associação de Criadores de Nelore do Tocantins – ACNT e tem o objetivo de avaliar o desempenho dos animais durante um período determinado de tempo.
Para este evento, o Senar levou uma comitiva de 20 técnicos de campo que atuam na instituição, como o objetivo de adquirir conhecimentos sobre as técnicas adotadas por profissionais experientes para avaliar os animais.
“É muito importante trazer os técnicos para conhecer touros como esses da propriedade e realizar esse dia de campo. Aqui, eles estão vendo na prática como fazer a avaliação e é um resultado que vai permitir que nossos profissionais auxiliem os produtores rurais assistidos pelo Senar”, pontuou a superintendente, Rayley Campos Luzza.
Para o diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG), Fabrício Vasconcelos, a iniciativa foi fundamental para o trabalho de assistência realizada nas propriedades. “Esse aprendizado subsidia os técnicos a auxiliar o produtor na tomada de decisão para estar realizando a melhoria genética dos rebanhos”, destacou.
METODOLOGIA
No caso do rebanho da propriedade que sediou a prova, os animais avaliados estavam com cerca de 18 meses. Os animais foram separados em lotes e alimentados com uma dieta controlada e balanceada para que o resultado fosse o mais preciso possível. O início dos trabalhos foi em julho do ano passado.
O evento contou com a participação de um técnico da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), criadores e empresários do setor agropecuário e de uma empresa especializada para realizar a pesagem. Foram avaliados mais de 100 animais, todos da raça nelore, uma das mais utilizadas para a produção de carne no Brasil.
A Fazenda Encontro da Natureza é conhecida por sua tradição na criação de gado de corte e tem investido cada vez mais em tecnologia e inovação para melhorar a qualidade do rebanho. A prova de ganho de peso é uma forma de medir o sucesso desses investimentos e selecionar os melhores animais para reprodução.
“Quando cheguei no Tocantins há 30 anos, o gado era um animal criado no agreste, as pessoas não colocavam bois raçadores. E depois, nós começamos a ver bezerros, que se tornaram touros e melhoraram a qualidade do rebanho. O pequeno e médio produtor já se inteirou da vantagem de comprar um boi bom e sabe diferenciar preço de valor”, disse Celso Guelfi, dono da fazenda.
Para o técnico de campo da ABCZ e diretor técnico da ACNT, José Ribeiro Neto, “a intenção com o resultado é fazer uma publicidade com esses animais e mostrar o trabalho e potencial do Tocantins”, afirmou.

"Saber identificar a estrutura corporal do animal e fazer uma análise eficaz da parte reprodutiva é umas das partes essenciais para se conseguir ter bons resultados na produção”, afirma a técnica de campo do Senar, Dayane Muniz, que ficou feliz com a experiência.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке