Se você utiliza o Spotify para ouvir suas músicas favoritas, provavelmente já recebeu notificações recomendando novas faixas de artistas que você curte. Essa poderosa ferramenta por trás dessas notificações é o Marquee.
Após sucesso em 13 países, o Spotify acrescentou o Brasil e a Argentina (primeiros mercados na América Latina a receber a ferramente em versão beta) na lista de territórios com acesso ao Marquee, ferramenta para contratação de campanhas para impulsionar lançamentos. Além dos dois países sul-americanos, os territórios que já trabalham com o Marquee são: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Áustria, Suíça, Mônaco e Liechtenstein. Nessas localidades, já é possível observar resultados interessantes nas campanhas realizadas.
Neste momento, a ferramenta está disponível no Brasil apenas para artistas que tenham a partir de 2500 seguidores em sua página no Spotify ou mais de 15 mil plays na plataforma nos últimos 28 dias. É importante também que o responsável pela campanha tenha um cartão de crédito internacional, válido para transações nos Estados Unidos.
Nesta matéria, vamos explicar o que é o Marquee e como ele funciona para impulsionar lançamentos musicais, alcançando o público certo e garantindo resultados mais efetivos.
O que é o Marquee?
O Marquee é uma ferramenta de campanhas patrocinadas desenvolvida pelo Spotify, especialmente para artistas e gravadoras. Seu principal objetivo é chamar a atenção dos ouvintes e direcioná-los, de forma impactante, para os novos lançamentos musicais, como singles, EPs ou álbuns. Através de recomendações em tela cheia, o Marquee promove a visibilidade desses lançamentos, conectando artistas com ouvintes que já demonstraram interesse em sua música.
Por que usar o Marquee?
Uma das principais vantagens do Marquee é a possibilidade de segmentar um público alcançável, ou seja, um grupo personalizado de ouvintes e seguidores que demonstraram interesse específico na música do artista. Essa seleção cuidadosa é mais efetiva do que atingir um grande número de pessoas superficialmente. Ao exibir a campanha apenas para esse público-alvo, as chances de engajamento e interação com a recomendação são significativamente maiores.
Diferente de outras ferramentas de marketing digital, o Marquee promove as músicas para usuários do Spotify Free e Premium no momento em que eles abrem o aplicativo para escolher o que ouvir. Essa abordagem não causa incômodo ao usuário, tornando-o mais propenso a se interessar pela recomendação.
____________________________________
Para mais informações sobre esse e outros assuntos sobre o mercado digital de música, confira em nosso blog: https://pordentrodostreaming.com/blog/
Confira também nossos canais recém criados no Youtube e no TikTok:
Youtube - / @pordentrodostreaming
TikTok - / pordentrodostreaming
Instagram: / pordentrodostreaming
______________________________________________________
Roberto Azevedo
Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais.
Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.
#marquee #spotify #marketingdigital
Информация по комментариям в разработке