OBESIDADE | PARTE 2: Mecanismo fisiopatológico

Описание к видео OBESIDADE | PARTE 2: Mecanismo fisiopatológico

Como manter o peso corporal? Como emagrecer? Neste vídeo (segunda parte da aula de obesidade), você compreenderá os mecanismos fisiológicos de controle do peso corporal e os mecanismos fisiopatológicos de desenvolvimento da obesidade e do acúmulo de depósitos adiposos.
Quando nos alimentamos, ocorre a ativação de processos que nos levam a parar de comer, ou seja, experimentamos a saciedade; enquanto que, em períodos de jejum, sentimos fome e vontade de buscar algum alimento. Isso é regulado por circuitos neurais no hipotálamo, cujos núcleos apresentam ativação transiente de neurônios orexígenos (NPY/AGRP) ou neurônios anorexígenos (POMC/CART/aMSH). Mas, como isso acontece? A refeição (ou ausência dela) gera estímulos periféricos sensoriais, químicos e hormonais (TGI, insulina e leptina) que atuam nos núcleos hipotalâmicos. Assista essa aula pra entender como isso acontece!
Vamos discutir as etiologias da obesidade: genética X ambiental. Você ficará convencido que a alimentação e o estilo de vida ativo ou sedentário são determinantes para o processo da patologia.
Enfim... segue um spoiler: Você sabia que o tecido adiposo pode ser considerado um órgão endócrino e imune!? Assista até o final para aprender sobre a leptina, sua via de sinalização e ainda, descobrir como a resistência a ação desta adipocina tem papel no desenvolvimento da obesidade... mas, pra saber qual o impacto disso no seu organismo, clique no link abaixo e assista o vídeo: OBESIDADE: Doenças relacionadas.
   • OBESIDADE | PARTE 3: Doenças associadas  

Crédito: capa do vídeo criada usando imagem feita por Macrovector do site Freepik.com.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке