Com cerca de 2 milhões de visitantes anuais, este é o segundo maior Santuário de Portugal. Teve o seu inicio no séc. XVII quando foi construída uma ermida neste local da Seara, por este se encontrar longe da igreja paroquial de Rio Caldo. A partir dos meados do séc. XVIII a ermida torna-se o centro de grande devoção. Cumprir promessas ou pedir graças, é o que leva, todos os anos, quase dois milhões de pessoas a rumarem a S. Bento da Porta Aberta. Situado no coração do Minho, é um lugar especial de culto ao padroeiro da Europa. A festa principal que acontece anualmente entre 10 a 15 de Agosto.
00:00 Introdução
00:27 Vista aérea da paisagem envolvente do Gerês , a Albufeira da Caniçada e as montanhas como pano de fundo deste Santuário
00:35 Localização de Rio Caldo, a freguesia onde se encontra inserido este lugar de Seara
01:15 Localização da Igreja Basilica construida entre 1880-95 substituindo a original ermida, e da Cripta que construida entre 1994-2002 veio reforçar a capacidade para as grandes celebrações. Ao lado fica um Hotel, desenhado pelo Arqº Luis Cunha autor da construção da Cripta.
02:20 Ambiente do Santuário, a fonte de água, a estátua de S.Bento
03:07 O interior da Basílica, onde vemos a Tribuna de S.Bento onde os devotos costumam subir para tocar a imagem do Santo.
03:19 O ambiente no adro da Igreja e envolvente, a arcada do Hotel, e a ligação à moderna Cripta, de arquitectura pós-moderna que nos atrai a visitar e a ver todo o simbolismo contido neste maravilhoso templo, que guarda uma série de paineis de azulejos pintados com cenas da vida de São Bento.
03:57 Entrada da Cripta, espaço amplo exterior de acesso à nave e ao deambulatório semi exterior. Este espaço exterior transmite-nos paz e comunhão entre o divino e a natureza. Ele fica em contacto com a nave, através de grandes portas de abrir, para aumento da capacidade em dias de celebração
04:39 A entrada de luz zenital, um elemento arquitectonico importante no exterior que nos recorda o elemento tradicional da torre sineira, mas que cumpre a função de iluminar o altar que se encontra na nave. Vemos o seu desenvolvimento pelo lado interior assim como a complexidade desta estrutura da cobertura.
05:11 A vista da fachada noroeste e o seu jogo de volumes, um cruzamento entre o estilo clássico greco-romano e o estilo do mosteiro budista de montanha, que aqui observamos do ar e do seu interior
05:19 A ligação visual entre o deambulatório exterior e a natureza da Serra do Gerês. Não nos esqueçamos que foi S.Bento quem iniciou o movimento europeu da vida monastica vivida em mosteiros construídos em locais afastados, muitos deles em locais paradisíacos sob o lema Ora et Labora.
05:34 Os paineis de azulejos contendo situações da vida de S.Bento, as estátuas e toda a policormia deste espaço carregado de valor simbólico não deixa ninguém indiferente. Num dos miradouros podemos observar atraves dos vãos a paisagem de montanha, como se tratasse de "uma porta aberta".
06:54 A nave interior, toda envidraçada, embora protegida pela cobertura, e o excesso de insolação de verão. É um ambiente simultâneamente simples mas extremamente atractivo. O Arqº Luis Cunha foi um especialista em arquitectura religiosa do séc. XX, e embora tenha estudado na Escola Superior de Belas Artes do Porto, conseguiu realizar obras genuinamente criativas, fora do contexto formal ESBAP.
Mapa dos videos do nosso canal :
https://www.google.com/maps/d/u/0/edi...
Portfolio Video na Adobe Stock:
https://stock.adobe.com/pt/contributo...
Portfolio, Virtual Tours 360º sobre Portugal : https://www.360cities.net/profile/san...
Doações ao Canal - PAYPAL : [email protected]
paypal.me/SantiagoRibasPT
Информация по комментариям в разработке