O Benefício Loas concedido automaticamente pela Justiça Federal, saiba como isso vai acontecer ?

Описание к видео O Benefício Loas concedido automaticamente pela Justiça Federal, saiba como isso vai acontecer ?

"Benefício concedido" pela Justiça será implantado de forma automática, o INSS já confirmou a concessão automática dos benefícios a partir de setembro.
O segurado que busca à Justiça contra o INSS, normalmente, fica esperando meses ou e muitas vezes anos para receber o benefício.
O processo judicial vem demorado, e ainda demora quando é para o INSS cumprir a decisão judicial.
Um projeto que vem sendo desenvolvido em parceria do INSS e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) visa mudar esta realidade.
A previsão na verdade é que, a partir de setembro, o INSS comece implantar, de forma automática, o benefício autorizado judicialmente.
As concessões irão começar pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada), o famoso Loas (Lei Orgânica da Assistência Social).
O INSS está garantindo que, posteriormente, outros tipos de benefício serão incluídos, como as aposentadorias.
O objetivo da parceria é interligar os sistemas eletrônicos da Justiça e do INSS, de modo a reduzir a burocracia que faz atrasar a concessão de um benefício. “
O cumprimento da decisão judicial, ocorrerá em horas e a disponibilização dos valores dependerá apenas da elaboração, pelo INSS, da folha de pagamento de benefícios, o que não se dá de forma individual, quem explicou foi Livia Peres, juíza auxiliar da presidência do CNJ.
No entanto, futuramente, o projeto deve abranger outros benefícios, como por exemplo, as aposentadorias.

Esta iniciativa está sendo desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em conjunto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e tem como finalidade agilizar a liberação das causas ganhas, que atualmente, após a concessão, entram em uma longa fila de espera para a emissão do benefício.

Atualmente o atendimento concernente as demandas judiciais são realizadas por servidores do INSS.

Quando os segurados conseguem na Justiça o direito ao benefício, eles precisam aguardar pelo processamento. O período em média é de 60 dias, no entanto, em alguns estados esse prazo pode se estender por até seis meses.

Com a interação dos sistemas, as concessões se tornarão mais automatizadas, o que causará uma diminuição no tempo de análise, além de impedir possíveis erros no suporte da demanda.

Informou a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Lívia Peres, que o magistrado poderá emitir, agora com os processos já informatizados, uma ordem de implantação ou restabelecimento de benefícios diretamente ao INSS para o cumprimento da decisão pela instituição.

A partir da automação, uma ordem judicial que levaria meses para ser atendida, gastará apenas algumas horas.

No início deste ano, cerca de 200 mil decisões judiciais estavam pendentes para o cumprimento pelo INSS. Em muitos casos, os prazos já haviam vencido, mas com a automatização, a expectativa é que os processos se tornem mais céleres e também seguros.
#inss#reformadaprevidencia#loasporidade#losporincapacidade#rendabaixa#justiçafederal#concessãoautomática#previdencia#implantaçãoautomática#

Комментарии

Информация по комментариям в разработке