Vogais no Canto: como a Fonética pode ajudar os cantores? | Cortes Voice Lab com

Описание к видео Vogais no Canto: como a Fonética pode ajudar os cantores? | Cortes Voice Lab com

Neste vídeo conversamos um pouco sobre como a Fonética pode ajudar/atrapalhar o desempenho vocal dos cantores na afinação e na própria técnica de voz.

ENTRE PARA O CANAL DO TELEGRAM DO VOICE LAB!
ENTRAR AGORA - https://t.me/+dFSk_Wf1IzYwYWQx

Contato Profissional:
e-mail: [email protected]
YouTube - https://bit.ly/Voice-Lab-Rubens-Guths
LinkTree - https://linktr.ee/guths.rubens
#voicelab

A robótica tem evoluído bastante. Já têm modelos de laringe, a galera recriando #laringe. (Sim, sim!) (...fazendo som). A engenharia de tecido, cara. A prega vocal já está num estágio tão avançado de pesquisa, pensando ali em camadas superficiais, camada profunda, cara... a engenharia de tecido para prega #vocal, pensando em situações, obviamente, em que as pessoas tiveram problemas muito sérios, está muito evoluída, e, sim, daqui a pouco nós vamos ter pregas vocais, colocadas no ser humano, feitas a partir de tecidos específicos, que são reconstituídos e são cópias do mesmo genoma humano.

E aí, como é que nós vamos dizer, o cara "ahhh!!". "Ah não, esse teu drive não é um drive humano porque, na verdade, a tua prega vocal...", estou brincando gente, '... é de titânio". Ha ha ha ha O conceito '#voz' vai passar, ainda, por muitas reflexões, podem ter certeza. "Voz única". Quem dirá os imitadores. Tem aqui, o Tiago acrescenta, "É quando a gente escuta uma música em inglês e não entende uma palavra". (Tu sabe que o cara está falando inglês, por mais que tu não entenda). Perfeito. Aí a gente pega um encarte E julga o #cantor! "Oh, ele errou.." Não cara..., ele fez certo. É.. é ele que sabe. (A gente é que está interpretanto errado. exatamente ha ha ha)

"Tenho uma dificuldade de #afinação somente na vogal 'A'. O que pode ser?" Muito bem. Kenedy, a gente tem as vogais, obviamente que a gente não vai classificar as vogais como as consoantes. Isso é importante a gente diferenciar. As vogais elas são formadas, basicamente, pela modulação do nosso tubo. Então, a língua movimenta; o lábio vem para frente e para trás; Exemplo: a gente tem no português a vogal [ i ], certo? Lábios em sorriso e a língua sobe: [ i ]. Joia? Se eu fizer: [ i ] - [ e ] - [ ɛ ] - [ a ]. A minha linda foi gradativamente descendo. No Francês, existe uma vogal que é [ y ]. É o mesmo [ i ] que a gente tem, só que com os lábios da vogal [ u ]. [ y ] Jóia?

O que é que eu quero dizer com isso? Existem ajustes em que a vogal pode alterar, no nosso trato vocal, e aí, claro, dependendo do domínio técnico, pode resultar no problema da desafinação, levando para esse lado. Como a vogal [ a ], na fonética, ela vai estar sendo classificada como sendo a vogal mais baixa, e quando eu digo mais baixo é referente a língua, [ i ] - [ e ] - [ ɛ ] - [ a ] A língua vem, literalmente, descendo, tem que ver se, quando ela chega nesse limite máximo, não acontecem outros ajustes compensatórios, ou de vício, às vezes, que, daí, resultem nas desafinação. Ou, se a desafinação que tu está percebendo não é, simplesmente, uma mudança de timbre. (também é outro problema) (bom demais).

Não é à toa que na história da técnica vocal, de modo geral, a gente escolhe uma vogal que seja "a boa", aqui já dá um debate mas deixa assim, a vogal que funciona para o nosso camarada (um modelo) Isso, um modelo e, a partir dele, a gente vai lapidando as outras. Então, sim, tem tudo a ver com Fonética Articulatória no final das contas. E isso é massa, porque os caras desenvolveram isso, o canto erudito desenvolveu isso sem ter essa ciência toda que a gente. Sem ter essa ciência. Era empiria "top". (Eles já se ligaram nesses "ii..ee..aa") Eles se ligaram que acontecia alguma coisa na língua ali. Isso.

E detalhe. Isso tu já lá nos 1500... 1600… sem se ter o conhecimento de onda sonora. Sem se ter vários conhecimentos que hoje a gente tem.

Eles lidavam/lidam com o fenômeno fonético, estético, técnico, fisiológico, sem nominar isso, eles lidam de um modo muito... "caraca!" Eles lidam com "engenharia de áudio", bem assim, "Vamos fazer um teatro que, aqui, se tu virar o ângulo, para cá, do cantor, tum! Bate e respinga em todo mundo. Mas se o cantor virar para cá, não. Então, cantor, aqui, a gente marca um X". Os teatros da Europa tem um lugar marcado para o cantor. Ele tem um lugar que você tem que mirar. "Ó, está vendo lá no fundo aquele ponto? É lá que tu vai ficar assim ó (exemplo). Se tu fizer isso (exemplo), o teatro te ouve inteiro. Se tu virar para cá, acabou a tua voz." Então, é só para dizer, é uma empiria fantástica cara. Então, sim, a gente precisa "fazer as pazes". E trazer isso tudo de volta, ha ha ha ha.

Royalty Free Music By
http://www.bensound.com/royalty-free-...
https://www.youtube.com/audiolibrary/...

Sound Effects by
http://audiomicro.com/sound-effects
https://www.youtube.com/audiolibrary/...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке