Leia o livro: Sociologia de Max Weber https://amzn.to/35GuZcS Sociologia em Movimento - ensino médio - https://amzn.to/3vNBoNH
Na Sociologia, a ação social é um conceito motivado pela comunicação na sociedade, e procura principal uma intenção, a qual é orientada para o alter (outro). Ou seja, a ação social (que envolve ações e reações) somente é estabelecida quando entramos em contato com o outro, afetando assim, seu comportamento. Categorias de Ação Social
Proposto por Weber, conforme os motivos que produzem as ações sociais na sociedade, elas são classificadas em:
#AçõesSociais #Weber #Maxweber
Ações Sociais Racionais
Ação social racional com relação a fins: aqui o que importa é o alcance dos objetivos e/ou resultados atingidos por seu agente. Ou seja, esse, categoria de ação social visa obter, de modo racional, um fim.
Ação social racional com relação a valores: está relacionada com os princípios de seu agente, ou seja, está orientada por valores específicos (norma moral).
Ação social afetiva: também chamada de "ação social emocional", nesse caso, ela é motivada e gerada pelos sentimentos de seu agente em relação aos outros. Ação social tradicional: o próprio nome já indica que esse tipo está vinculado aos hábitos e costumes compartilhados por uma sociedade. Com a diferença estabelecida por Max, fica claro que no primeiro bloco as ações sociais ocorrem de maneira racional. Ou seja, o agente tem maior controle sobre seus atos. Enquanto na segunda classificação, as ações de teor emocional envolvem maiores impulsos, os quais são motivados pelos sentimentos.
Ação Social para Max Weber
Para o sociólogo alemão Max Weber a ação social só existe quando os indivíduos estabelecem relações comunicativas com outros da sociedade, ou seja, ela ocorre através das relações sociais. Os estudos de Weber tentaram compreender o conceito de ação social e suas implicações na sociedade. Foi assim que ele sistematizou, classificando as diferentes formas de ação social. Exemplos de Ação Social. Há inúmeros exemplos de ação social: Estudar, Trabalhar, Consumir, Escrever e Rezar.
Weber ainda faz distinção em relação a tipos ideais de ações sociais. É importante entender que o estabelecimento de tipos ideais, método comum da teoria weberiana, não busca construir tipologias fixas nem mesmo buscar classificar o objeto em questão. Eles nos servem como parâmetro de observação, um “boneco” com características fixas que serve apenas como ponto de comparação entre o que é observado e sua obra teórica. Com isso em mente, Weber estipula quatro tipos ideais de ações sociais: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação afetiva e a ação tradicional.
Uma ação social é considerada como sendo relacionada a fins quando é tomada tendo em vista um objetivo racionalmente estabelecido, em que o autor da ação busca atingir um resultado e, para isso, utiliza os meios necessários. A conduta científica em busca do entendimento de um fenômeno é um exemplo.
Uma ação social é entendida como sendo relacionada a valores quando o autor da ação orienta seu sentido de acordo com seus valores e convicções pessoais. O autor orienta o sentido de sua ação conforme o que acredita ser correto, o que pode ser observado no exercício das ações baseadas em crenças religiosas ou políticas.
A ação do tipo tradicional está alicerçada em hábitos e costumes firmados na vivência do sujeito. Age-se de determinada forma porque sempre se agiu assim.
Por fim, a ação do tipo emocional é realizada com base nas emoções do indivíduo. O objetivo é mostrar sentimentos pessoais, como o choro do luto ou a risada de momentos alegres, sem, no entanto, considerar os fins que se deseja atingir.
Информация по комментариям в разработке