Papa: pobreza cristã não é ideologia, é o centro do Evangelho

Описание к видео Papa: pobreza cristã não é ideologia, é o centro do Evangelho

“A pobreza está no centro do Evangelho. Se tirássemos a pobreza do Evangelho, não se entenderia nada da mensagem de Jesus”. Assim o Papa Francisco introduziu a sua homilia na missa da manhã da terça-feira, 16 de junho, na qual comentou o trecho da carta de São Paulo aos Coríntios. O apóstolo organiza a coleta na Igreja de Corinto para a Igreja de Jerusalém que vive momentos difíceis de pobreza e, para o Papa, está é a “teologia da pobreza”, abaixar-se junto ao pobre que me enriquece com o Evangelho, com a pobreza de Cristo.

(Papa Francisco) “Quando ajudamos os pobres, não fazemos obras de beneficência de modo cristão. Isso é bom, é humano – as obras de beneficência são coisas boas e humanas – mas esta não é a pobreza cristã que Paulo prega. A pobreza cristã é dar do que é meu ao pobre, inclusive do que é necessário, e não o supérfluo, porque sei que ele me enriquece. E por que o pobre me enriquece? Porque Jesus disse que Ele mesmo está no pobre”.

“Esta é a teologia da pobreza; este é o motivo pelo qual a pobreza está no centro do Evangelho; não é uma ideologia. É justamente este mistério, o mistério de Cristo que se rebaixou, se humilhou, se empobreceu para nos enriquecer. Assim se entende porque a primeira das Bem-aventuranças seja ‘Bem-aventurados os pobres de espírito’. Este pobre de espírito é percorrer esta estrada do Senhor: a pobreza do Senhor que, também, se rebaixa tanto que agora se faz ‘pão’ para nós, neste sacrifício. Continua a rebaixar-se na história da Igreja, no memorial da sua paixão, no memorial da sua humilhação, no memorial do seu rebaixamento, no memorial da sua pobreza, e deste ‘pão’ Ele nos enriquece”.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке