Conheça o espetacular e raro extra-pesado Autocar DC-10364B 6x4, ano 1979, em operação no Grupo Cruz de Malta, especializado em transporte de cargas excepcionais e indivisíveis, desde 1976.
Fundada em 1899, a Autocar é o fabricante norte-americano mais antigo ainda em operação ininterrupta. Em 1953, a marca foi absorvida pela White, outro fabricante de caminhões dos Estados Unidos. Esta, por sua vez, foi integrada ao Grupo Volvo a partir de 1981.
Desde 2001, no entanto, a Autocar faz parte do Grupo GVW, e se dedica à produção de caminhões vocacionais, incluindo coletores de lixo, betoneiras, básculas, etc.
O caminhão aqui exibido faz parte de uma frota composta por 4 unidades na Cruz de Malta, ao tempo desta redação, sendo 3 deles com motorização Cummins KT-450, de 19 litros, e este único exemplar com propulsor Dertroit Diesel 8V92T, um V8 de 12,06 litros, 2 tempos, turboalimentado, capaz de desenvolver 430 hp @ 2.100 rpm e 1.608 Nm de torque @ 1.400 rpm, valores nada impressionantes hoje, mas maiores que os de qualquer caminhão nacional no seu tempo.
O trem de força é complementado por uma transmissão automática Allison CLBT-754, de 5 marchas, aliada a uma caixa auxiliar manual Spicer de 4 velocidades em diagrama "H", e os parrudíssimos eixos traseiros em tandem Clark BD-121000, de 54,4 toneladas de capacidade vertical e relações entre 12,31 e 15,27:1.
Os Autocar com motores Cummins KT-450 são conhecidos no meio como os "Autocar grandes" e este aqui exibido, com Detroit Diesel, como "Autocar pequeno".
Atualmente, a Cruz de Malta é a única operadora ativa de Autocar no país.
Outro operador histórico do Autocar no Brasil inclui a extinta AEB, além de colecionadores que, ao todo, possuem 3 unidades (um "grande" e 2 "pequenos").
Quando capturado em câmera, em Valinhos-SP no verão de 2023, o Autocar fazia sua pausa diurna em mais uma etapa da longa jornada de Jundiaí-SP até Arinos-MG, com a missão de entregar um enorme transformador Siemens de 342 toneladas, em comboio com dois Volvo FH, um 6x4 e um 750 8x4.
Agradecimento: Eng. Eden Luiz Carvalho Junior, especialista em transporte de cargas indivisíveis e sua história, e frequente colaborador aqui no canal.
Espero que você goste.
Saudações caminhonísticas!
Trilha (YT Studio): Shout to the top | Artista: The Style Council (1984)
Sítio da Cruz de Malta:
https://cruzdemalta.com.br/empresa/
Outros vídeos que você vai gostar aqui no canal:
Ford L-9000, um pesado que quase existiu no Brasil:
• Ford L-9000 no Brasil: o pesado que quase ...
História do Scania-Vabis L75 no Brasil:
• Scania-Vabis L 75: o primeiro nacional da ...
Caminhões Oshkosh no Brasil:
• Caminhões Oshkosh no Brasil #caminhãoantig...
Observações:
O canal não tem vínculo político, nem religioso, nem com nenhuma marca de caminhão ou de componentes e implementos. Aqui só falamos de caminhão!
O conteúdo expressa unicamente a experiência do autor com o tema, sem qualquer conotação ou julgamento a pessoas, empresas, ou fatos. O objetivo central do vídeo é apenas deixar um registro histórico sobre o assunto em pauta.
Se você tem algum alerta de direitos autorais, correções, adições, contribuições, ou sugestões, fique à vontade para participar dos comentários, ou para contatar o autor, através do e-mail: [email protected]
Se você gostou do meu trabalho e quiser contribuir para o crescimento do canal, com novos conteúdos como este, agradeço sua generosa ajuda:
PIX: 11-99911-4441
Информация по комментариям в разработке