Turbo e Intercooler, como funciona

Описание к видео Turbo e Intercooler, como funciona

Turbo, Turbina, Turbocompressor, e intercooler, todos já ouviram falar, más nem todos sabem exatamente o que são, suas histórias, como funcionam e para que servem. Para entender o turbocompressor, importante que saiba o básico a respeito do funcionamento dos motores dos veículos, assim sendo, sabe-se que dentro de cada cilindro do motor é misturado ar com o combustível, essa mistura possui uma proporção ideal para que a queima seja completa, no caso dos motores a gasolina por exemplo, a proporção ideal é aproximadamente 15 pra 1, entre a massa de ar e de gasolina, ou seja, para cada 1 grama de gasolina são necessários 15 gramas de ar para que a mistura se queime de forma ideal, aproveitando ao máximo a energia térmica do combustível pra transformá-lo em energia mecânica.
Como Funcionam os motores, otto, diesel, 2 e 4 tempos:    • Видео  
Dizemos que um motor é aspirado, quando o ar é sugado para dentro do cilindro na pressão atmosférica, utilizando o próprio deslocamento do pistão, entendido isso, vemos que existe uma limitação de combustível que o motor pode queimar a cada ciclo. O turbo compressor surgiu para forçar a entrada de mais ar nos cilindros, pois, se conseguir colocar 50 por centro a mais de ar, também poderá colocar 50 por cento a mais de combustível, aumentando o torque e a potência.
O turbo compressor é assim chamado, devido as suas duas partes básicas, uma turbina e um compressor, a primeira é conhecida como rotor quente, que é o mecanismo acionado pelo gás de escapamento, assim que sai do motor, movendo um eixo que por sua vez aciona o compressor, que gira a uma alta velocidade forçando o ar que será direcionando para a admissão do motor, comprimindo-o em maior quantidade dentro dos cilindros. Este é o conceito básico do turbocompressor, aumentar a potência e torque do motor, utilizando o movimento do gás de escapamento, que seria desperdiçado, para girar um compressor de ar, há algumas variantes como de duplo rotor, geometria variável, alguns motores podem utilizar múltiplos turbos, e há também os compressores elétricos, e o supercharger, que é um compressor acionado mecanicamente por correia dentada.
Outro equipamento comum aos veículos com turbocompressor é o intercooler, a lógica por trás de sua criação, está no fato de quando o ar é comprimido pelo compressor, aumenta de temperatura, diminuindo sua densidade, prejudicando a finalidade final do compressor, que é colocar mais ar no cilindro, o intercooler trata-se de um radiador , por onde o ar comprimido passa antes de entrar no motor, baixando a temperatura, proporcionando assim que uma massa de ar ideal entre nos cilindros.
Ao longo dos anos 70 e 80, os veículos de carga e passageiros das várias marcas, Scania, Volvo, Mercedes e Volkswagem, começaram a dispor dos turbocompressores e intercoolers, com grande aumento de potência, a utilização deles eram destacadas com grande ênfase pelas montadoras. Ao final da década de 80 por exemplo, um motor a diesel Scania de 11 litros, podia ser oferecido aspirado de 203cv, turboalimentado de 310cv e turboalimentado com intercooler de 363cv. Na década de 90 também começou a ser utilizado em automóveis dando-lhes um atributo de esportivo, como o Fiat Tempra, Uno e Marea.
O uso do turbocompressor foi por algum tempo associado a um maior consumo de combustível, más o sistema atual apresenta uma correta optimização da alimentação do motor, os veículos a diesel no brasil possuem turbo e intercoller para atenderem as normas de emissões estabelecidas pelo Proconve. Em automóveis tem sido muito utilizado atualmente, aumentando consideravelmente a potência de motores compactos e reduzindo o consumo de combustível. Num futuro próximo é possível que todos os veículos com motores à explosão tenham o sistema já instalado de fábrica por razões econômicas, tecnológicas e ecológicas.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке