Azia, queimação, esofagite: tudo sobre Doença do Refluxo Gastroesofágico!

Описание к видео Azia, queimação, esofagite: tudo sobre Doença do Refluxo Gastroesofágico!

👉Tem PRESSÃO ALTA? Controle a sua pressão de uma forma segura e inovadora, junto com a equipe de médicos da Rielle. E o melhor, no conforto da sua casa. Clique no link e saiba mais: https://rielle.com.br/canalmedicopara...

Sabe aquele quadro de azia? Aquela sensação de queimação que começa aqui na região do estômago e sobe muitas vezes até a garganta? Ou aquele gosto azedo ou ácido na boca, típico do retorno do conteúdo alimentar até a boca? Isso também é chamado de regurgitação. Você já sentiu esses sintomas alguma vez? Então fica aqui comigo que é sobre isso que eu vou falar hoje. Eu sou Carlo Cunha, sou médico de família e na pílula de saúde de hoje o assunto será REFLUXO GASTROESOFÁGICO!!!

O refluxo gastroesofágico é um problema bastante comum na nossa sociedade. Têm estudos que mostram que esses sintomas que eu citei no início desse vídeo, a pirose ou azia (aquela queimação que vai do que muita gente chama de boca do estômago até a garganta) e a regurgitação ácida (o gosto ácido ou azedo na boca); pois esses sintomas chegam a estar presentes em 10 a 20% das pessoas - isso definido como pelo menos um episódio semanal de um desses dois sintomas.

Como o próprio nome da doença já deixa claro, o refluxo gastroesofágico ocorre quando o conteúdo alimentar que está no estômago retorna de forma inadequada para o esôfago - e isso passa a ocorrer de forma crônica e repetida. Um parênteses: gastro remete a estômago - por isso refluxo gastro (de estômago) esofágico.

Eu vou te passar agora as principais recomendações preventivas para alívio dos sintomas e prevenção das complicações do refluxo.

1. Não se deitar por pelo menos 1,5 a 2 horas após as refeições. Evite comer grandes quantidades de uma só vez. Quanto mais cheio fica o estômago, maior o risco de refluxo.
2. Eleve a cabeceira da sua cama. Você pode colocar algum livro, tijolo ou bloco de madeira em baixo dos pés da cama para se elevar a cabeceira em uns 20 cm. Pessoas com o mau funcionamento do esfíncter esofágico inferior apresentam piora do refluxo ao deitar, quando a gravidade já não dificulta mais o material que está no estômago de voltar para o esôfago.
3. Evite a ingestão de comidas ácidas (frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi, extrato de tomate, comidas condimentadas e picantes) - esses alimentos pioram a queimação quando são regurgitadas.
4. Evite também comidas que relaxam o esfíncter esofagiano inferior, aumentando o refluxo ácido (café, chocolate, comidas gordurosas, frituras, leite integral, bebidas gasosas, menta e hortelã).
5. Não fume, evite bebidas alcoólicas e evite também o uso de roupas apertadas - pensa comigo, roupas apertadas podem causar uma maior pressão aqui na região do estômago e isso piorar o refluxo.
6. Por fim lembre que a redução do peso corporal em pessoas que estão acima do peso também ajuda a melhorar os sintomas de refluxo.

Algumas pessoas, quando apresentarem sintomas mais fortes, mais intensos, e que não melhoraram com essas medidas preventivas poderão necessitar uso de medicamentos no tratamento. E isso é claro dependerá da avaliação individual de cada pessoa com seu médico. Da mesma forma, existem situações em que o refluxo pode ser desencadeado por um quadro da chamada hérnia de hiato. Por isso, em determinados casos específicos, em situações de maior intensidade dos sintomas ou maior grau de comprometimento do esôfago, sem boa resposta ao tratamento clínico, poderá ser necessário avaliação quanto a possibilidade de correção cirúrgica.

Eu sou Carlo Cunha, sou Médico de Família e essa foi a minha pílula de saúde de hoje.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке