PARENTESCO, GENEALOGIA E HISTÓRIA NEGRA NO RIO GRANDE DO SUL

Описание к видео PARENTESCO, GENEALOGIA E HISTÓRIA NEGRA NO RIO GRANDE DO SUL

Nas últimas décadas diversos aspectos das relações familiares entre afro-descendentes em situação de diáspora, como as práticas de nomeação, as formas de parentesco biológico, étnico e religioso, as condições em que se davam o compadrio na constituição de núcleos familiares em meio urbano e no mundo rural no Pós-Abolição tem desafiado os(as) pesquisadores(as) a reler a documentação de arquivo, a reformular questões de pesquisa e a propor novas interpretações acerca da estrutura social brasileira. Essa atividade é dedicada ao tratamento de questões relativas à descendência negra na história do Rio Grande do Sul.



Participantes



Cláudia Daiane Garcia Molet (TAE-UFPEL)

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Servidora da UFPel. Tem experiência em pesquisa com documentação de arquivo e história oral e memória de comunidades quilombolas. Ganhadora do Prêmio CAPES de Tese, na área de História, no ano de 2019.



Julio Cesar dos Santos Camisolão (MNU-MS)

Bacharel em Serviço Social pela UCDB, Campo Grande (MS) e bancário aposentado. É militante do Movimento Negro Unificado, com atuação na área de saúde coletiva e gestão de serviços de atenção primária à saúde, e gestor de operadora de plano de saúde por mais de 20 anos.



Rodrigo de Azevedo Weimer (APERS; UFRGS)

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense, historiador no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul/APERS, professor colaborador no PPG em História/UFRGS. Após pesquisar a memória oral de comunidades quilombolas, atualmente dedica-se à história LGBTQIA+ e ao registro de memórias do período da pandemia da COVID-19.





Mediação



José Rivair Macedo (UFRGS)

Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor no Departamento de História e no PPG em História/UFRGS e integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – NEAB/UFRGS.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке