Com tecnologia povo Kayapó-Mẽbêngôkre quer barrar devastação na Amazônia

Описание к видео Com tecnologia povo Kayapó-Mẽbêngôkre quer barrar devastação na Amazônia

As Terras Indígenas (TIs) Kayapó e Menkragnoti, localizadas na região do "Arco do Desmatamento", no sul do Pará, estão entre as mais ameaçadas por invasores - em geral madeireiros, garimpeiros e pescadores ilegais. De 2019 a 2021, o desmatamento em TIs saltou 138% na comparação com os três anos anteriores, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Nesse vídeo, o Coletivo Beture de Cineastas Mebengôkrê mostra o trabalho estratégico de monitoramento local e remoto de atividades ilegais em Terras Indígenas (TIs) feito pelo povo Kayapó-Mẽbêngôkre.

Para reforçar a capacidade de monitoramento territorial dessas duas importantes TIs, um projeto do WWF-Brasil em parceria com a Associação Floresta Protegida (AFP) doou equipamentos e o auxiliou no aperfeiçoamento do sistema de coleta e sistematização de dados.



Fortalecer as estratégias de monitoramento local e remoto de atividades ilegais é fundamental para a coleta de evidências em campo, facilitando a elaboração de relatórios e embasando denúncias qualificadas aos órgãos competentes.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке