Via Anaeróbia Lática - importância do Lactato

Описание к видео Via Anaeróbia Lática - importância do Lactato

A Via Anaeróbia Lática é uma das vias metabólicas utilizadas para formar o ATP. Nessa via, a formação do ATP ocorre através da degradação da glicose e/ou glicogênio.

A via anaeróbia lática ocorre no sarcoplasma da célula muscular através de 10 reações controladas por enzimas, dentre as principais podemos citar a enzima da terceira reação que é a Fosfofrutoquinase, uma enzima alostérica, ou seja, enzima que controla a velocidade das reações químicas.

Na sexta reação, no processo de conversão de gliceraldeído-3-fosfato a 1,3 difosfoglicerato temos a formação de hidrogênio.

Como o hidrogênio não pode ficar livre na célula muscular para não ocorrer a fadiga por acidose metabólica temos o transportador de hidrogênio NAD que aceita o hidrogênio se convertendo em NADH.

Contudo, se a via quiser continuar a formar o ATP, o NADH precisa liberar o hidrogênio para que se tenha a restauração do NAD, e isso é feito através do piruvato que aceita o hidrogênio se convertendo em lactato.

O benefício disso é que a célula tem receptores de lactato, chamado de MCTs, que agora levam o hidrogênio para o sangue.

É importante ressaltar que é o hidrogênio que leva a fadiga muscular por acidose metabólica e não o lactato (o vídeo aborda de maneira mais ampla o mecanismo de fadiga da acidose metabólica).

No final da via teremos a formação de 2 ou 3 ATPs, isso vai depender se o substrato energético será a glicose ou glicogênio.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке