No livro A Guerra da Arte, o autor Steven Pressfield trouxe um conceito que mudou completamente a forma como eu encaro e lido com a procrastinação.
Olha essa frase dele:
"A maioria de nós tem duas vidas. A vida que vivemos e a vida não vivida dentro de nós. Entre as duas está a Resistência."
Agora, antes do teu cérebro entrar no piloto automático e julgar essa como mais uma frase clichê motivacional, olha que fantástico o que ele fez. Ele personificou a força contrária aos nossos maiores desejos.
Imagina que tu encontra uma lâmpada mágica e dela sai um gênio que pode realizar os teus desejos.
Mas, tem duas condições:
Primeira: ele só pode te dar aquilo que tu seria capaz de atingir se usasse 100% do teu pontencial constantemente.
Fama
Dinheiro
Sucesso
Paz interior
Autorealização
O amor da tua vida
Segunda: Tu precisa ser específico ao fazer teu pedido. Não pode pedir "fama". Teria que ser algo como, eu quero ser reconhecido como o melhor da minha área no Brasil. Se fosse pedir dinheiro, diria a quantia em reais. Paz interior é mais difícil de ser específico, mas seria algo como sentir-se pleno 80% do tempo sem grandes flutuações emocionais, algo assim. Assim por diante para cada desejo teu.
Beleza, agora imagina que tu fez todos teus pedidos para o gênio e através deles tu construiu o que representaria a tua vida de conquistas ideais.
O que te distancia de ter efetivamente essa vida, de alcançar essas conquistas, são coisas que tu precisa fazer para chegar lá, certo?! Passos que tu precisa executar para alcançar aqueles resultados.
Apenas isso!
Quais são esses passos varia com cada objetivo, com a pessoa que tu é e a etapada da tua vida em que tu estás hoje. Mas, não é nada além de passos a serem executados.
E aqui vem a grande sacada do Steven Pressfield, ou Steven para os próximos.
O que te impede de executar esses passos, a força contrária que se opõe a tu fazer o que precisa ser feito para chegar lá, ele chamou de resistência.
Isso é incrível pois personificar essa força, dar um nome pra ela e saber que todos os dias ela vai estar ali presente nas atividades que estão vinculadas aos teus objetivos de longo prazo, faz com que fique mais fácil de lutar contra. Antes era uma força oculta onde tu levava rasteiras sem nem ver de onde. Agora tu consegue exergar e encará-la.
Beleza, agora que a gente entendeu o que é a resistência e como ela se manifesta, vamos ver como vencer contra ela.
Passo número 1: Aceitá-la
A pior coisa que tu pode fazer é mentir pra ti mesmo que a resistência não está ali.
Quando tu mente pra ti mesmo, tu nem tem chances de vencer a luta contra a resistência porque tu nem sobe no ringue.
Steven Pressfield diz que se tu sente muita resistência para fazer algo, isso é uma coisa boa. É porque tem amor ali. Se tu não amasse o projeto que tá na tua frente para ser feito, tu não sentiria nada. O oposto de amor não é raiva, é indiferença. Quanto mais resistência tu sente em relação a algo que é importante pra ti, maior gratificação tu vai sentir quando finalmente fizer.
Passo número 2: Encará-la
Não espera ela ir embora para agir. Isso é uma daquelas coisas que já ouvimos tantas vezes que nem registramos direito. Mas, é primordial lembrar disso. História de quando pulei de bungy jump (mostrar pedaço do vídeo)
Não tem problema nenhum tu ter medo, te sentir inseguro... O problema é quando isso te previne de agir.
Importante lembrar que é uma batalha que precisa ser vencida todos os dias. Se hoje tu venceu, ótimo, parabéns! Permita-se sentir a autorealização e gratificação no fim do dia. Mas, saiba que amanhã ela vai estar lá te esperando novamente.
Passo número 3: Clareza
Faça um mapeamento do que tu quer e do que precisa ser feito pra chegar lá, quais ações tu precisa tomar
Mapeia o que tu esta fazendo, realmente. Escreve.
Compara os dois. Aí tu vai ter dados concretos que vão evidenciar pra ti onde tu está perdendo pra resistênia. Tano na procrastinação quanto em quais tarefas estão sendo feitas.
Vencer a resistência é algo que tu não deve só pra ti. Faça por você, pelas pessoas que são importantes pra ti e por todo mundo que você ainda vai impactar. Se eu e o Gabriel não tivéssemos vencido inúmeras resistências que se manifestaram nessa jornada do Vida de Titã, você não estaria assistindo esse vídeo agora.
Não prive as pessoas da sua contribuição.
Livro: A Guerra da Arte - Steven Pressfield
---------
Se você busca o melhor gerenciamento de tempo da sua vida, clica aqui (nosso canal avançado):
@MentoriaTita
▶Editado por: / davisoare5
Информация по комментариям в разработке