Documentário EJA: "Lutas Noturnas"

Описание к видео Documentário EJA: "Lutas Noturnas"

*Correção: "Geranice", em vez de "Geronice"
*Professores que discursaram na cerimônia de formatura, nessa ordem:
(1:13:19) (1:20:44) Prof. Vilma Machado
(1:21:00) Prof. Irailton
(1:21:13) Prof. Sônia (vice-diretora)
(1:22:03) Prof. João Luiz Costa
(1:24:37) Prof. Rosiene (diretora)

*Cantor (1:17:35): Maurício Suedde

COLÉGIO ESTADUAL EDITH MACHADO BOAVENTURA
FEIRA DE SANTANA - BAHIA
DIRETORA ESCOLAR: ROSIENE FIGUEREDO

PROFESSOR IDEALIZADOR DO PROJETO E EDITOR DO VÍDEO: JOÃO LUIZ COSTA (Prof John)

Esse projeto surgiu como culminância dos estudos e discussões realizadas nas aulas de Artes Laborais nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o professor João Luiz Costa (John).
O filme documentário mostra os sentimentos e dificuldades que os alunos do EJA enfrentam, ao tentar conciliar os estudos à noite com a rotina diária de trabalho e outros afazeres domésticos. Desejamos saber o que os levou a parar de estudar, com quantos anos voltaram aos estudos, quais dificuldades enfrentaram ao estudar à noite, se já pensaram em desistir, o que os fez continuar e que ajuda receberam de colegas, gestores e professores.
Acreditamos que outras pessoas conhecendo essas histórias poderão se sentir motivadas a voltar a estudar, mesmo os que já estejam em uma faixa etária considerada avançada, ou animar os que já estudam a não desistir. Cremos também que os professores, ao conhecer mais de perto a história de vida desses alunos, se aproximarão mais deles e os ajudará a desenvolver a afetividade e um olhar sensível tão necessários no processo pedagógico, em especial dos educadores que trabalham com esse segmento. Além disso, conhecer melhor a vida desses alunos fora da escola e refletir sobre o percurso de vida deles ajudará os professores a alinhar melhor seus planos de aula, conteúdos e objetivos pedagógicos, adaptando-se à realidade enfrentada por eles. Desconsiderar o indivíduo por trás da farda resulta em uma prática pedagógica apática, parcial e muitas vezes, infrutífera. Por trás de cada aluno, existe uma pessoa, uma história. É isso que queremos conhecer, a fim de aproximá-los melhor da escola.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке